
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Francisco César Alves [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lenz, Sylvia Ewel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Dennison de | - |
| Autor(es): dc.creator | Locastre, Aline Vanessa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9238 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982260 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A revista estadunidense "Em Guarda", veiculada em vários países americanos (inclusive no Brasil) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) traz em seus mais de 72 artigos, elementos que contribuem para uma análise de como os Estados Unidos tentaram impedir os países do "Eixo" de tornarem a América Latina sua zona de influência Para tanto, os Estados Unidos mostraram-se os porta-vozes do progresso, da democracia e de admiráveis valores morais, que eram transmitidos por meio do rádio, do cinema, de revistas, de programas econômicos e de saúde A imagem modelar da sociedade procurava ser disseminada por artistas, músicos e intelectuais e não por imposição militar Nesse esforço em construir uma boa imagem da nação estadunidense, dentro da "Política da Boa Vizinhança", estava a publicação da revista "Em Guarda", que foi editada entre 1941 e 1945, e acompanhou a participação das Américas na guerra Nosso foco de estudo propõe a análise do conteúdo impresso dos quatro anos de edição e assim entender um pouco mais sobre a Política da Boa Vizinhança e verificar as projeções de um Brasil no pós-guerra, por meio do olhar dos editores do periódico | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The American magazine "Em Guarda", broadcast in several American Countries (including Brazil) during the Second World War (1939-1945) shows in its more than 72 articles, elements that contribute to an analysis of how the United States tried to prevent from the "Axis" of influence becoming Latin American it’s influence zone To this aim, the United States authorities depicted themselves as leadership of progress, democracy and admirable moral values, which were broadcast through radio, cinema, magazines, health and economic aid programs Such ideal image of society was spread by artists, musicians and intellectuals, not by military imposition In this effort to build a good image of the American nation, within the "Good Neighborhood Policy," is the publication of the magazine "Em Guarda", which was published between 1941 and 1945 during the participation of the Americas in the war Our focus of study aims to analyze the content of the print edition and four years as well as understand more about the Good Neighborhood Policy, check the projections of Brazil in a post-war through the eyes of the editors of the journal | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | História Social | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações (gerais) com os Estados Unidos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Guerra Mundial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 1939-195 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política de boa vizinhança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil - Social policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | World War, | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comity of nations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social history - Periodicals | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relations (general) with the United States - 1939-1945 | - |
| Título: dc.title | Projeção do Brasil para o pós-guerra : a "boa vizinhança" estadunidense no Brasil segundo a revista 'Em Guarda' (1941-1945) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: