Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montañes, Amanda Perez | - |
Autor(es): dc.contributor | Brener, Fernanda Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Calvo, Luciana Cabrini Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Zanlorenssi, Lorena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982244 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é propor um produto educacional voltado à formação de professores de língua inglesa da educação básica. Parto do diagnóstico do distanciamento entre a escola e o mundo contemporâneo, ampliada pela expansão da conexão on-line, requerendo práticas docentes que repensem o ensino a partir dessa realidade. Considero, também, a influência da cultura contemporânea (Jenkins, 2009) e a demanda de uma educação midiática para o pleno exercício da cidadania nesse contexto (Buckingham, 2013). Direcionando essas reflexões para a realidade da sala de aula de língua inglesa, apresento os conceitos da Pedagogia de Letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e sua ênfase na importância de considerar realidades culturais, sociais e diferenças individuais no ensino e aprendizagem, tanto dentro como fora da escola. As sinalizações dadas por esses estudos, foram as bases sobre as quais elaborei um curso autoinstrucional voltado a docentes atuantes dos anos finais do ensino fundamental do componente curricular de língua inglesa. Por fim, tanto a pesquisa realizada quanto o produto educacional proposto evidenciaram a necessidade de esforços pedagógicos visando à aproximação das ações docentes à imersão cotidiana dos alunos em novas dinâmicas de criação de sentidos, favorecendo, desse modo, a participação significativa e cívica no espaço escolar contemporâneo, especialmente no que diz respeito ao ensino da língua inglesa. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to propose an educational product designed for English language teachers in elementary education. It begins with diagnosing the gap between schools and the contemporary world, increased by the expansion of online connections, requiring teaching practices that reconsider education in this reality. Additionally, I acknowledge the influence of contemporary culture (Jenkins, 2009) and the need for media education to fully exercise citizenship in this context (Buckingham, 2013). Focusing these reflections on the English language classroom, I introduce the concepts of the Pedagogy of Literacies (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) and emphasize the importance of considering cultural, social reality, and individual differences in teaching and learning, both inside and outside the school. These studies serve as the foundation for a self-instructional course tailored for teachers working in the final years of elementary school within the English language curriculum. Finally, both the conducted research and the proposed educational product highlighted the need for pedagogical efforts to bring teaching actions closer to the daily immersion of students in new dynamics of meaning creation, thus favoring meaningful and civic participation in the contemporary school space, especially regarding teaching and learning the English language. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação midiática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia de letramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Londrina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of literacies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education - Londrina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teachers - Training | - |
Título: dc.title | Cultura da convergência e formação de professores de inglês no ensino fundamental anos finais : desafios e perspectivas pedagógicas | - |
Título: dc.title | Convergence culture and english teachers' training in the final years of elementary school : challenges and pedagogical perspectives | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: