Cultura da convergência e formação de professores de inglês no ensino fundamental anos finais : desafios e perspectivas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMontañes, Amanda Perez-
Autor(es): dc.contributorBrener, Fernanda Machado-
Autor(es): dc.contributorCalvo, Luciana Cabrini Simões-
Autor(es): dc.creatorZanlorenssi, Lorena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982244-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é propor um produto educacional voltado à formação de professores de língua inglesa da educação básica. Parto do diagnóstico do distanciamento entre a escola e o mundo contemporâneo, ampliada pela expansão da conexão on-line, requerendo práticas docentes que repensem o ensino a partir dessa realidade. Considero, também, a influência da cultura contemporânea (Jenkins, 2009) e a demanda de uma educação midiática para o pleno exercício da cidadania nesse contexto (Buckingham, 2013). Direcionando essas reflexões para a realidade da sala de aula de língua inglesa, apresento os conceitos da Pedagogia de Letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e sua ênfase na importância de considerar realidades culturais, sociais e diferenças individuais no ensino e aprendizagem, tanto dentro como fora da escola. As sinalizações dadas por esses estudos, foram as bases sobre as quais elaborei um curso autoinstrucional voltado a docentes atuantes dos anos finais do ensino fundamental do componente curricular de língua inglesa. Por fim, tanto a pesquisa realizada quanto o produto educacional proposto evidenciaram a necessidade de esforços pedagógicos visando à aproximação das ações docentes à imersão cotidiana dos alunos em novas dinâmicas de criação de sentidos, favorecendo, desse modo, a participação significativa e cívica no espaço escolar contemporâneo, especialmente no que diz respeito ao ensino da língua inglesa.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to propose an educational product designed for English language teachers in elementary education. It begins with diagnosing the gap between schools and the contemporary world, increased by the expansion of online connections, requiring teaching practices that reconsider education in this reality. Additionally, I acknowledge the influence of contemporary culture (Jenkins, 2009) and the need for media education to fully exercise citizenship in this context (Buckingham, 2013). Focusing these reflections on the English language classroom, I introduce the concepts of the Pedagogy of Literacies (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) and emphasize the importance of considering cultural, social reality, and individual differences in teaching and learning, both inside and outside the school. These studies serve as the foundation for a self-instructional course tailored for teachers working in the final years of elementary school within the English language curriculum. Finally, both the conducted research and the proposed educational product highlighted the need for pedagogical efforts to bring teaching actions closer to the daily immersion of students in new dynamics of meaning creation, thus favoring meaningful and civic participation in the contemporary school space, especially regarding teaching and learning the English language.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação midiática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de letramentos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica - Londrina-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de inglês - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectMedia education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy of literacies-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education - Londrina-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish teachers - Training-
Título: dc.titleCultura da convergência e formação de professores de inglês no ensino fundamental anos finais : desafios e perspectivas pedagógicas-
Título: dc.titleConvergence culture and english teachers' training in the final years of elementary school : challenges and pedagogical perspectives-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.