Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Huertas Calvente, Maria del Carmen Matilde | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Claudivan Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Margarida de Cássia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vitaliano, Célia Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Ricardo Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982237 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os desafios que se apresentam frente à inclusão de alunos com NEE, no ensino regular, têm sido alvo de discussões não apenas dentro das instituições de ensino, mas em diversos segmentos da sociedade Assim, esta tese procurou refletir acerca do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas escolas de educação básica O objetivo geral desta tese consistiu em avaliar a contribuição do uso do Mapa Conceitual, do Vê Epistemológico e da Sequência Didática enquanto instrumentos de avaliação na preparação na formação inicial do professor de Geografia voltada para a Educação Inclusiva Como objetivos específicos, têm-se: a) Preparar os aprendizes em formação inicial de Geografia para que os mesmos recebam subsídios para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; e b) Investigar resultados obtidos em um curso de preparação na formação inicial do professor de Geografia voltado para a Educação Inclusiva A problematização da pesquisa girou em torno da questão que se procurou responder: “Quais contribuições para a formação inicial do professor de Geografia num curso de preparação de professores voltado para a Educação Inclusiva são possíveis, utilizando-se do Mapa Conceitual, do Vê Epistemológico e da Sequência Didática, enquanto instrumentos para tal preparação?” A investigação, estruturada em três capítulos, além da introdução e das considerações finais, embasou-se na metodologia da pesquisa qualitativa utilizando como método para a análise de dados a Análise de Conteúdo de Bardin (1977; 1994; 211) A partir da interpretação e da análise dos resultados obtidos, verificou-se que, com as atividades desenvolvidas em grupo e com o professor sendo parte do processo de mediação pedagógica em todas as etapas de construção dos instrumentos de análise, houve promoção da preparação na formação inicial do professor de Geografia voltada para a Educação Inclusiva Por fim, concluiu-se a pesquisa observando-se a necessidade de que professores de Geografia compreendam as consideráveis influências de suas atividades pedagógicas no crescimento intelectual e pessoal de seus alunos, sabendo que a preparação do professor é um momento necessário, pois propicia a atualização de um corpo teórico conjugado com os mais modernos conhecimentos científicos e possibilita o reconhecimento cada vez mais acentuado da função social da escola | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The challenges faced when including students with Special Education Needs (SEN) in basic education have been the focus of discussion not only within the educational institutions, but in different segments of the society The purpose of this thesis was to reflect about the process of inclusion of students with Special Education Needs in basic education schools The aim was to evaluate the contribution of the use of a Conceptual Map, Epistemological V, and a Didactic Sequence as an evaluation instrument for the preparation and initial formation of geography undergraduate students focused on Inclusive Education The specific goals were: a) prepare the geography undergraduate student to receive subsidies to promote the inclusion of students with Special Educational Needs; b) observe the results achieved in an academic course focused on the inclusive education The research aimed to answer the following question: "What contributions to a geography undergraduate student in an academic course focused on inclusive education are possible when using the Conceptual Map, Epistemological V, and Didactic Sequences, as instruments for the teacher’s preparation?”The study, organized in three chapters, was based on a qualitative research using the Bardin's Content Analysis (1977; 1994; 211) as a method for data analysis Based on the interpretation and analysis of the results, it was observed that, when the activities were developed in groups and the professor was part of the process being responsible for a pedagogical mediation in all stages of the development of the analytical instruments, better results were obtained Finally, the research was concluded observing that it is necessary for the geography undergraduate student to understand the considerable influence of their pedagogical activities in the intellectual and personal development of their students It is also important to recognize the teacher’s preparation as a necessary and important moment which is going to result in an update of theoretical and scientific knowledge, promoting the recognition of the school and its social function | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Geografia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography - Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography teachers - Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Avaliação da preparação de graduandos de geografia para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: