Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Juliana dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Londero, Rodolfo Rorato | - |
Autor(es): dc.creator | Casagrande, Lariane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982214 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta Dissertação procurou-se compreender os impactos sócio-históricos relacionados ao interseccionamento do sexismo e do racismo a partir das transformações representacionais na imagem da mulher negra, permitindo-se pensar as contradições inerentes nessas imagens e também desmistificar a aparente quebra de normas A fundamentação teórica deste estudo se constitui em debate relativo às lógicas contraditórias das noções de identidade e beleza; contextualização social e histórica do surgimento e desenvolvimento da fusão mídia e consumo, bem como sua confluência na imprensa feminina;; e crítica ao fenômeno de admissão da mulher negra para reatualização da lógica de produção e consumo de imagem, com destaque para as contribuições das obras de Sodré, Buitoni, Wolf e Bourdieu Ao método de análise monográfica e comparativa foram incorporados conceitos semióticos de Roland Barthes Para a leitura do corpus da pesquisa empírica, foram investigadas 167 edições da revista feminina Cláudia, publicadas ao longo dos últimos 2 anos Apresenta-se como resultado a demonstração da trajetória da imagem da mulher negra que, apesar de exibir números expressivos de aumento - mais de 5% de 215 a 218 em relação ao período de 1999 a 22, ainda não representa desempenho consistente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation sought to understand the socio-historical impacts related to the intersection of sexism and racism from the representational transformations in the image of the black woman, allowing to think the contradictions inherent in these images and also to demystify the apparent norms breaking The theoretical basis of this study is constituted of a debate regarding to the contradictory logics of identity and beauty notions; social and historical contextualization of the emergence and development of media and consumer fusion, as well as its confluence in the women's press;; and criticism of the black women admission phenomenon to the re-updating logic of production and images consumption, with emphasis on the contributions of Sodré’s, Buitoni’s, Wolf’s and Bourdieu’s work Roland Barthes’s semiotic concepts were incorporated into the monographic and comparative analysis method In order to read the empirical corpus research, 167 editions of the female journal Cláudia published over the last 2 years were investigated As a result, it demonstrates the trajectory of the black woman image, which despite presenting significant numbers of increase - more than 5% from 215 to 218 in relation to the period from 1999 to 22, still does not represent a consistent performance | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia impressa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black woman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social representations | - |
Título: dc.title | (Re)construção imagética da mulher negra : uma existência virtual politicamente minimizada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: