
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Moisés Alves de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Veiga-Neto, Alfredo José da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ripoll, Daniela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nalli, Marcos Alexandre Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Marcelo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15454 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982209 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho aqui apresentado, filia-se aos Estudos de Laboratório e teve por pilares teóricos Bruno Latour e o Pós-estruturalismo Além desses, a Teoria Ator-Rede (TAR) também teve um papel primordial durante a análise O principal objetivo da pesquisa foi o de observar e registrar as práticas de restauração de ambientes, tidos como degradados, desenvolvidas através de uma série de experimentos por um laboratório de pesquisa universitário da Universidade Estadual de Londrina, para assim defender que o referido processo de restauração acabou por construir uma representação da natureza Para tanto, utilizei-me em termos metodológicos, das premissas da etnografia pós-moderna Como consequência de uma análise não estruturada, obtive como resultados os seguintes aspectos: o laboratório analisado, para conseguir levar adiante a sua ambição de restauração, precisou arregimentar humanos e não humanos, o que se deu por meio dos processos de translação de interesses e também por processos pedagogizadores Ao longo desse processo, em vez de os artefatos serem estabilizados, alçando a condição de fatos, portanto livres de controvérsias, ocorreu, por ação do coletivo, a proliferação dos híbridos Diante dessa proliferação, a equipe do laboratório se viu obrigada a arregimentar mais humanos e não humanos, o que implicou, para efeito de análise, a afirmação de que, durante o tempo em que todo o trabalho dos pesquisadores foi acompanhado, foi possível descrever não uma natureza pré-existente em processo de restauração, mas que esta esteve todo o tempo em processo de construção pela equipe do laboratório | - |
| Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work is related to laboratory study and had Bruno Latour and the Post-structuralism as a theoretical basis In addition, the Actor-Network Theory (ANT) also played a key role during the analysis The main objective of the research was to observe and record restoration practices of environments considered degraded These practices were developed in experiments conducted by a University research laboratory at the Universidade Estadual de Londrina (State University of Londrina), to then state that the restoration process constructed a representation of nature For that, were used in methodological terms, the assumptions of postmodern ethnography As a consequence of an unstructured analysis, the following results were achieved: to accomplish its purpose of restoration, the laboratory staff had to enroll human and nonhuman, fact carried out through processes of interests translation and also by pedagogical processes Throughout the process, instead of the artifacts be stabilized, then becoming facts, and therefore free of controversy, occurred, for the collective action, the proliferation of hybrids Given this proliferation, the laboratory team was forced to enroll more human and nonhuman This resulted, for analysis purposes, the statement that, during the time that all the work of the researchers was accompanied, it was possible to describe not a pre-existing nature restoration process, but that it was all the time in the construction process by the laboratory staff | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Doutorado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criticism and interpretation - 1947- - | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nature conservation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratories | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Latour, Bruno | - |
| Título: dc.title | A construção de uma natureza em um laboratório de pesquisa universitário | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: