A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMolina, Ana Heloísa [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorCunha, Maria de Fátima da-
Autor(es): dc.creatorGejão, Natalia Germano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982204-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: From the 198s, the use of different languages in the classroom has to be defended by researchers to rethink the teaching of history Thus, the image gained more space in the proposed teaching, serving as evidence in the past From this perspective, we propose a reflection on the use of the photographic image as a document and historical source document in the school Given the assumption that the reading of the image allows the construction of historical school knowledge, we look at the writing of students in elementary and high public schools of the Paraná state, and the organization of historical knowledge in their cognitive structures, through pedagogical activity mediated by the use of photographic images of the first government of Getúlio Vargas (193-1945)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil. Presidente (1930-195 : Vargas)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectImages-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography in historiography-
Palavras-chave: dc.subjectHistory - Interpretation-
Título: dc.titleA produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.