Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Paulo Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Baronas, Joyce Elaine de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Bruna Carolini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982154 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As práticas escolares, em sua grande maioria, têm se desenvolvido em uma perspectiva estruturalista da língua, em que o letramento é encarado como um fenômeno neutro, singular e autônomo, ignorando o fato de que somos sujeitos históricos constituídos pela linguagem Este trabalho baseia-se em uma concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem (BAKHTIN, 1995) vinculada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993, 21, 214; GEE, 199; KLEIMAN, 1995, 215; BARTON & HAMILTON, 1998) e por meio de um estudo etnográfico, pretende:i) observar as práticas de letramento implementadas no cotidiano de uma comunidade do MST situada na região norte do Paraná; ii) verificar a influência dessas práticas na escola pública de acampamento de Reforma Agrária; iii) investigar os diálogos presentes entre os Novos Estudos do Letramento e o projeto pedagógico do Movimento Caracterizamos o MST como um sujeito social e seus princípios educativos e escolares como ideológicos, situados e emancipatórios (FREIRE, 1978, 1987, 1996), dado seu caráter político Este trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino caracterizadas pelos múltiplos letramentos e diversidade sociocultural, as quais se revelam favoráveis aos alunos inseridos naquele contexto e contextos similares | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: For the most part, school practices have developed in a structuralist perspective of language, in which literacy is seen as a neutral, singular and autonomous phenomenon, ignoring the fact that we are historical subjects constituted by language This work is based on a socio-historical and ideological conception of language (BAKHTIN, 1995) linked to the perspective of the New Studies of Literature (STREET, 1984, 1993, 21, 214, GEE, 199, KLEIMAN, 1995, 215, BARTON & HAMILTON, 1998) and through an ethnographic study, aims to: i) observe the literacy practices implemented in the daily life of an MST community located in the northern region of Paraná; Ii) to verify the influence of these practices in the public school of Agrarian Reform camp; Iii) to investigate the dialogues between the New Studies of Literature and the pedagogical project of the Movement We characterize the MST as a social subject and its educational and school principles as ideological, situated and emancipatory (FREIRE, 1978, 1987, 1996), given its political character This work aims to contribute to the development of teaching practices characterized by multiple literacies and sociocultural diversity, which are favorable to the students inserted in that context and similar contexts | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural education | - |
Título: dc.title | Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: