
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Jeani Delgado Paschoal | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paula-Shinobu, Patrícia Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lohmann, Marciel | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, José Rafael Vilela da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17213 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982147 | - |
| Descrição: dc.description | Compreender e resgatar as experiências telúricas é essencial para desvelar múltiplos sentidos atribuídos aos lugares e às paisagens. Isso pode ser alcançado por meio do cotidiano, das memórias e do imaginário popular, que atuam como catalisadores de vínculos afetivos entre os indivíduos e a Terra. Essa abordagem revela identidades e geograficidades resultantes da íntima relação Homem-Terra, para além dos aspectos morfológicos visíveis. A problemática central desta pesquisa se concentra na seguinte questão: Como se apresentam as expressões “terra roxa” e “pé vermelho” considerando os valores culturais, o pertencimento e a ligação dos sujeitos a esta Terra, popularmente conhecida como terra roxa, no contexto histórico-geográfico do Norte do Paraná? Em outras regiões de solo avermelhado tal expressão faz algum sentido? O objetivo central é compreender o fenômeno de formação das expressões “terra roxa” e “pé vermelho” a partir da experiência geográfica entre os indivíduos e os solos e a Terra nessa região. A metodologia baseia-se na revisão bibliográfica voltada para a abordagem geográfica humanista com uma perspectiva fenomenológica, no levantamento e coleta de dados em diversas fontes de pesquisa, práticas de campo exploratórias com o uso de caderneta de campo para registros de observações, croquis, diálogos e conversas, mapeamento de narrativas geográficas coletadas em mídias sociais, além de um exercício fotográfico. Os resultados revelaram que as expressões “terra roxa” e “pé vermelho” apresentam-se como expressões de identidade e pertencimento que emergiram das múltiplas experiências vividas e, até os dias atuais, se revestem de um sentimento de pertencimento e ligação com a Terra. A partir de nossas escavações consideramos ter aflorado à superfície novas compreensões destas relações entre as e pessoas e a Terra, e sobre as expressões foco da pesquisa, as quais compreendemos enquanto fragmentos e peças de um complexo "quebra-cabeças geográfico” | - |
| Descrição: dc.description | Understanding and reclaiming the telluric experiences is essential to unveil the multiple meanings attributed to places and landscapes. This can be achieved through everyday life, memories, and popular imagination, which act as catalysts for emotional bonds between individuals and the Earth. This approach reveals identities and geographicity resulting from the intimate relationship between humans and the Earth, beyond visible morphological aspects. The central issue of this research focuses on the following question: How do the expressions “terra roxa” and “pé vermelho” present themselves considering the cultural values, belonging, and connection of individuals to this Earth, popularly known as “terra roxa,” in the historical-geographical context of Northern Paraná? In other regions with reddish soil, does such an expression make any sense? The main objective is to understand the phenomenon of the formation of the expressions “terra roxa” and “pé vermelho” based on the geographic experience between individuals and the soil and Earth in this region. The methodology is based on bibliographic review focused on the humanistic geographic approach with a phenomenological perspective, data collection from various research sources, exploratory field practices using field notebooks for observations, sketches, interviews, and conversations, mapping of geographic narratives collected on social media, as well as na photographic exercise. The results revealed that the expressions “terra roxa” and “pé vermelho” appear as expressions of identity and belonging that emerged from multiple lived experiences and, to this day, are imbued with a sense of belonging and connection to the Earth. From our “excavations,” we consider that new understandings of these relationships between people and the Earth have emerged to the surface, as well os insights into the expressions research focus, which we understand as fragments and pieces of a complex “geographic puzzle.” | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação Homem-Terra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência geográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geopoética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solo vermelho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escavação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soils | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Man-Earth Relationship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geographic experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geopoetics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography - Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Red soil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Excavation | - |
| Título: dc.title | Terras roxas & pés vermelhos: experiências telúricas e o sentido dos lugares e das paisagens do norte do Paraná | - |
| Título: dc.title | Purple soils & red feet: telluric experiences and the sense of places and landscapes in northern Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: