Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme | - |
Autor(es): dc.contributor | Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraz, Mariana Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9913 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982142 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa visa compreender os atributos das abordagens comunicativas contemporâneas destinadas à conscientização de crianças e jovens Nos últimos anos, surgiram diversos projetos com o propósito de desconstruir a mentalidade desse público acerca dos tradicionais papéis sociais de gênero associados à feminilidade e masculinidade Esta Dissertação apresenta um estudo de caso do projeto #DonasdaRua, que tem como foco a produção de conteúdos da Turma da Mônica que promovam mensagens positivas sobre a temática de igualdade e representação de gênero, em especial por meio da atuação no ciberespaço O trabalho explora a relação entre as expressões feministas contemporâneas e as tecnologias digitais, analisando os conteúdos sobre concepções de gênero do #DonasdaRuas nas mídias sociais, destinados, sobretudo às gerações Y, Z e Alpha O corpus da pesquisa é constituído por materiais gráficos digitais da coleção de pôsteres “Donas da Rua da História” e HQs da série “Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos”, divulgados no site, Facebook e Instagram Foi realizada uma análise qualitativa, descritiva e exploratória, a partir de dois protocolos – um teórico e outro prático –, sobre aspectos formais e de conteúdo dos materiais em questão Os resultados demonstram que a iniciativa #DDR é uma abordagem inovadora que apoia-se na utilização de ferramentas virtuais para engendrar um espaço de comunicação e engajamento entre os receptores, viabilizando o surgimento de vínculos de apoio e atuando como um mecanismo de denúncia ao desempenhar a função de informar, educar e empoderar os agentes envolvidos no processo comunicativo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to investigate the attributes of contemporary communicative approaches focused on developing awareness among children and young people In recent years, several projects have emerged with the purpose of deconstructing this public's mentality about traditional gender roles associated with femininity and masculinity This thesis presents a case study of #DonasdaRua, a project focused on content production related to Monica’s Gang to promote positive messages about gender equality and representation theme, especially through cyberspace platforms The study explores the relation between contemporary feminist expressions and digital technologies, by analyzing the #DDR contents published on social media about gender conceptions, aimed especially to Y, Z and Alpha generational groups The research corpus consists on graphic digital materials from “Donas da Rua da História” posters series and comics of the collection “Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos”, published on website, Facebook and Instagram A qualitative, descriptive and exploratory analysis was accomplished, based on two protocols – one focused on theory and other on practical questions – discussing visual and content aspects of the corpus materials The results reveal that #DDR project is an innovative approach based on the use of virtual tools to create a space for communication and activism between the public, enabling the emergence of support bonds and acting as a reporting mechanism by its function to inform, educate and empower the people involved in the communicative process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sentido (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet e ativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mean (Philosophy) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet and activism | - |
Título: dc.title | Abordagens de comunicação visual sobre a representação da mulher : o caso #DonasdaRua | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: