Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas | - |
Autor(es): dc.creator | Torrezani, Neiva Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982140 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Throughout his career in geography, landscape, as a concept, presented different performances, acquiring therefore different meanings between multiple geographic approaches that have shaped according to their historical and cultural context Against the recognition of the importance of the study of this concept for the geographical science and hence the teaching of geography, this research seeks to reflect on the conceptual plurality and cognitive concept of landscape in the light of three lines of different geographical thought, Critical, GTP (proposed in vogue currently) and the Humanist In this perspective, we try to interpret and outline the design of 2 teachers of geography regarding this concept, with the intention to identify which theoretical foundations underlying their work Survey participants teachers are part of the state school system (elementary II) of Paraná, seven municipalities In this study, the aim is also set out some considerations about the teaching of geography and the construction of knowledge in school by students At the end, it presents a analysis which ranks survey participants teachers according to the geographical approach that influences their understanding of the concept of landscape | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Geografia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção geográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão (Teoria do conhecimento) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landscape | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geographical perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comprehension (Theory of knowledge) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geographic tea | - |
Título: dc.title | A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: