Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Nádia Aparecida de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Cleide Vitor Mussini | - |
Autor(es): dc.contributor | Gasparin, João Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Cassiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982139 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portfólios em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação pré-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portfolios in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education of children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preschool teachers - Training of | - |
Título: dc.title | Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: