Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBatista, Cleide Vitor Mussini-
Autor(es): dc.contributorGasparin, João Luiz-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Cassiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982139-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPortfólios em educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMeios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPortfolios in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of children-
Palavras-chave: dc.subjectPreschool teachers - Training of-
Título: dc.titlePortfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.