
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | El Kadri, Michele Salles | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mello, Diene Eire de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Samantha Gonçalves Mancini | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Maria Paula Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17363 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982136 | - |
| Descrição: dc.description | A pandemia da Covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov-2 e suas subsequentes variantes fizeram com que as atividades educacionais migrassem repentinamente para um modo emergencial remoto (HODGES et. al, 2020). Inserido neste contexto, neste trabalho objetivamos apresentar um Experimento Didático Formativo (SFORNI, 2015) elaborado para ensinar professores de língua inglesa em formação a respeito de tecnologia durante o período de ensino remoto emergencial, causado pela pandemia da Covid-19, através do desenvolvimento de um revista digital. Objetivamos também investigar e analisar seu potencial como metodologia e ferramenta de organização de aulas para promoção de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos referidos professores em formação. Além disso, buscamos investigar se há evidências de desenvolvimento de Letramento Digital nos dados coletados. Os dados foram coletados por meio de gravações de aulas online via Google Meet e atividades também online postadas em sala de aula online, via Google Classroom. A análise dos dados se dá com base na literatura (EL KADRI, 2014; VYGOTSKY, 1997; GERMANOS, 2018; VYGOTSKY, 1978; SANGER; CASSANDRE, 2019; VYGOTSKY, 1994; LEONTIEV, 2005; SFORNI, 2015; MARTIN & GRUDZIECKI, 2006), aula por aula, explicando o objetivo principal e quais princípios sugeridos (SFORNI, 2015) estávamos tentando implementar. Em seguida, transcrições e gravações das aulas são apresentadas e analisadas em busca de evidências de desenvolvimento do conceito de Tecnologia e Letramento Digital. Finalmente, as possibilidades e limitações do Experimento Didático Formativo (EDF) são discutidas. Os resultados indicam que há indícios que apontam para o desenvolvimento do conceito de Tecnologia e de Letramento Digital nos professores em formação participantes. Os resultados também apontam para o potencial do EDF não somente como metodologia de pesquisa, mas também como ferramenta para organização de um ensino com potencial para promoção de aprendizagem e desenvolvimento | - |
| Descrição: dc.description | The Covid-19 pandemic, a global catastrophe caused by the virus Sars-Cov-2 (and its subsequent variants) caused educational activities to suddenly shift into an emergency remote learning mode (HODGES et. al, 2020). In this context, this research aims to present a Formative Didactic Experiment (SFORNI, 2015) which was designed to teach pre-service English teachers about technology through the development of a digital magazine during the period of emergency remote teaching caused by the Covid-19 pandemic, as well as to investigate and analyze its potential as a methodology and tool to organize classes so as to enhance the opportunities for learning and development of said pre-service teachers. In addition, we seek to investigate whether there is evidence of Digital Literacy development in the data collected. Data was gathered through the recordings of each online meeting via Google Meet and through activities posted online as well on the Google Classroom online platform. Data analysis is based on the literature (EL KADRI, 2014; VYGOTSKY, 1997; GERMANOS, 2018; VYGOTSKY, 1978; SANGER; CASSANDRE, 2019; VYGOTSKY, 1994; LEONTIEV, 2005; SFORNI, 2015; MARTIN & GRUDZIECKI, 2006)), class by class, explaining the main objective of each class and which of the suggested principles (SFORNI, 2015), trying to implement. Transcripts and recordings of classes are then presented and analyzed for evidence of development of the concept of Technology and of Digital Literacy. Finally, the limitations and limitations of Formative Didactic Experiment (FDE) are discussed. The results seem to indicate that there is evidence to suggest the development of the concept of Technology and Digital Literacy by the pre-service teachers who participated, but a longer timeframe would be necessary for this to be affirmed with certainty. The results also point to the potential of FDE not only as a research methodology, but also as a tool for organizing teaching with the potential to promote learning and development | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimento didático formativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino emergencial remoto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemias - Ensino a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formative didactic experiment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language - Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemics - Distance education | - |
| Título: dc.title | Teach tech: a formative didactic experiment on technology, digital literacy & english language teaching | - |
| Título: dc.title | Teach tech: um experimento didático formativo sobre tecnologia, alfabetização digital e ensino de língua inglesa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: