Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Hernandes, Maria Elenice Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Gilcimar da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982128 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Considerando a relevância dos conteúdos da Geometria Analítica no Ensino Médio, propomos algumas atividades que visam contribuir com a aplicação desses conceitos Para o encaminhamento desse trabalho apresentamos um breve contexto histórico da Geometria visando mostrar o seu desenvolvimento ao longo da criação humana, revisamos alguns conceitos básicos da Geometria Analítica e apresentamos atividades vinculadas à Geometria Analítica, à Geometria Euclidiana Plana e outros conceitos matemáticos do Ensino Médio Algumas destas atividades estão articuladas ao software GeoGebra, pois o mesmo auxilia na visualização e no dinamismo das resoluções das atividades propostas Por fim, foram realizadas entrevistas com professores de Matemática e graduandos do curso de Matemática, e foram aplicadas algumas das atividades deste trabalho, para analisarmos os métodos de resoluções apresentados por estes entrevistados | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Considering the significance of the contents of Analytic Geometry in high school, we propose some activities aimed at contributing to the implementation of these concepts For forwarding this work, we present a brief historical context of Geometry in order to show its development throughout human creation, we review some basics concepts of Analytic Geometry and we present activities related to Analytic Geometry, Euclidean Plane Geometry and other mathematical concepts of high school Some of these activities are related to GeoGebra software, because it helps in the preview and the dynamism of the resolutions of the proposed activities Finally, interviews were conducted with teachers of mathematics and undergraduate students of Mathematics courses, and some of the activities of this work were applied in order to analyze the methods of resolutions presented by these interviewed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analytical geometry - Mathematics | - |
Título: dc.title | Geometria analítica : uma teoria a ser mais utilizada no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: