Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Caiado, Katia Regina Moreno | - |
Autor(es): dc.contributor | Czernisz, Eliane Cleide da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Emanuely Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11000 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982120 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estado do Paraná em 213, reestrutura as instituições especiais em escolas de educação básica, na modalidade de Educação Especial Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar quais impactos a alteração das instituições especiais para Escolas de Educação Básica, na modalidade de Educação Especial, causou no financiamento e na estrutura institucional Especificamente, buscou identificar e analisar os documentos institucionais que conferem à instituição o status de escola da educação básica; levantar os custos institucionais; e analisar os montantes advindos do repasse de verbas públicas federais, estaduais e municipais e de doações da comunidade Para tanto, baseou-se no materialismo histórico dialético e foi desenvolvida por meio de análise documental e da utilização de método de apuração de custos o qual teve a finalidade de identificar os fluxos críticos de recursos financeiros dentro da instituição pesquisada, localizada na região norte do Paraná Os resultados mostraram que, cerca de oitenta por cento dos subsídios da instituição pesquisa é de caráter público, embora a mesma seja de caráter filantrópico assistencial Com isso, percebe-se uma grande relação entre o público e privado na constituição das instituições especiais no estado do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The state of Paraná in 213, restructures the special institutions for basic education schools, in special education mode So, the research aims to search into the funding of special education in the state of Paraná Specifically, search, as a general objective to analyze the reorganization of Paraná special institutions, as schools of basic education in special education And, as specific objectives, identify and analyze the institutional documents giving the institution the school status of basic education; raise the institutional costs; and examine the amounts arising from the transfer of federal public funds, state and local and community donations And from that, find to answer the question: What impacts the change of special institutions for Basic Education Schools in Special Education modality, caused in financing and institutional structure? This research was based on dialectical and historical materialism was developed by means of document analysis and a cost calculation method which aimed to identify the critical flows of financial resources within the research institution, located in northern Paraná The results showed that about eighty percent of grants from the research institution is from a public nature, even though it be of assistance philanthropic With this, we can see a great relation between public and private in the creation of special institutions in the state of Paraná | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financiamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas especiais para deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Título: dc.title | Política de educação especial e reestruturação de instituições especiais no Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: