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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alcará, Adriana Rosecler [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Coneglian, André Luís Onório | - |
Autor(es): dc.contributor | Tomaél, Maria Inês | - |
Autor(es): dc.creator | Furtado, Renata Lira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982098 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A sociedade da informação, por meio dos avanços tecnológicos, tem exigido cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, colocando a Competência em Informação como condição que permite ao indivíduo usufruir das informações e dos recursos tecnológicos para desenvolver-se de forma autônoma, atender suas próprias necessidades informacionais e as necessidades do seu meio social O tema abordado está relacionado ao volume de informações produzidas pela sociedade atualmente e, como consequência, as possíveis dificuldades que as pessoas enfrentam para o acesso e uso dessas informações O que estimulou a realização de uma pesquisa como esta, foi a possibilidade de elaboração de um panorama com os principais modelos, padrões e documentos, indicando as peculiaridades de cada um deles, fatores relevantes que poderão auxiliar no planejamento de ações mais efetivas na formação de habilidades informacionais Assim, esta pesquisa objetivou reunir e discutir os modelos, padrões e documentos publicados, relacionados ao desenvolvimento e formação da Competência em Informação, no âmbito nacional e internacional Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o intuito de promover um aprofundamento teórico em relação ao tema e recuperar os documentos necessários Em relação aos modelos, pode-se perceber que as etapas apresentadas evoluem de forma gradativa, conforme o indivíduo avança no processo de busca, assim como o grau de complexidade das habilidades exigidas, demonstrando a necessidade de evolução do usuário em relação à sua Competência em Informação No que tange aos aspectos dos padrões e documentos pode-se perceber que estes seguiram uma linha progressiva embasada nos preceitos evidenciados nos documentos precursores – a Declaração do Milênio de 2 e as reuniões da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) que ocorreram em Genebra, no ano de 23 e em Túnis em 25 De uma maneira ampla, a Competência em informação revela-se principalmente nas questões que envolvem a cidadania, a educação e a tecnologia, fatores que aproximam os indivíduos comuns à área de estudo restrita ao âmbito científico e acadêmico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The information society, through technological advances, has increasingly demanded development of skills to deal with information, setting Information Literacy as a condition to allow the individual to take advantage of the information and technological resources to his autonomous development, supplying his own information needs and the ones coming from their social environment The approach is related to the quantity of information produced by the current society and, as a result, the possible difficulties faced by people to access and use this information This frame led to the development of such a survey as a possibility of drafting an overview proposing key models, standards and documents that indicate the peculiarities of each one as well as relevant factors that may assist in the planning of more effective actions concerning to formation of informational skills Therefore, this research aimed to gather and discuss the models and published standards related to the development and training of Information Literacy in national and international documents In order to achieve this goal, a bibliographic and documentary research was accomplished Regarding the models, one can see that the stage gradually progress as the individual development in the search process, as well as the complexity degree of required skills, demonstrates the user needs for evolution in his competence information Concerning to the aspects of standard and documents, it can be seen that these followed a grounded progressive line precepts shown in the precursor documents - The Millennium Declaration, 2, and the meetings of the World Summit on the Information Society (WSIS) that took place in Geneva, 23 and Tunis, 25 In a broad sense, the Information Literacy is revealed mainly on issues involving citizenship, education and technology, components that provide an approach of ordinary individuals to areas of study restricted to the scientific and academic scope | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento e formação de competência em informação : um mapeamento de modelos, padrões e documentos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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