A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorTaurino, Maria do Socorro-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorForster, Cristiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982093-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de aprendizagem Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola Para a realização do estudo, acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma disciplina de um curso de pós-graduação O embasamento teórico utilizado nessa investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida prova-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The general aim of this work is to present a study about the use of a prova-escrita-com-cola as a resource for learning in assessment as a learning opportunity Through a qualitative research, laden with subjectivity and which involves an interaction between the researcher and the studied situation, we sought to show different ways that the students that participated of the study dealt with a prova-escrita-com-cola To do this study, we followed up the application and correction of a prova-escrita-com-cola in a post graduation course The theoretical framework used in this research was based on didactical assessment, defended by RME authors, and on the GEPEMA comprehension, which adopt the assessment as a research practical and learning opportunity The use of prova-escrita-com-cola brings the features of both a didactical assessment as an assessment that provides an opportunity to learn, because that puts priority on the process rather than the product It can be said that the use of prova-escrita-com-cola provides an opportunity in at least two stages: when student prepares its cola and when builds and validates the template of that refered test-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectTestes e medidas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectTests and measurements in education-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleA utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.