
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Sheilla Patrícia Dias de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Franco, Edgar Silveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Halisson Junior da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8802 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982065 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Por meio da articulação entre determinadas teorias da imagem e a metodologia de pesquisa em arte, se pretende criar uma obra em quadrinhos que problematize a condição humana diante do mundo contemporâneo constituído por imagens As teorias da imagem aqui abordadas partem do conceito de escalada da abstração de Vilém Flusser, na qual concebe a contemporaneidade e o futuro próximo como domínio das imagens técnicas produzidas por aparelhos que invertem os vetores de significação entre realidade e imagem Complementam a discussão a teoria do espetáculo de Guy Debord e a teoria do simulacro de Jean Baudrillard Tais teorias pretendem compor um paradigma da contemporaneidade de modo a estabelecer a referência adequada à produção do quadrinho A partir de tal referencial teórico, aborda-se a linguagem artística buscando constituir a devida relação entre teoria e prática Assim sendo, se investiga a linguagem dos quadrinhos em relação às aproximações teóricas, assim como se descreve o processo de instauração do quadrinho, intitulado Américo, identificando e explicando os recursos da linguagem quadrinística utilizados, além de estabelecer as relações entre a história desenvolvida com a abordagem teórica | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Through the articulation of certain theories of image and the methodology of research in art, this work aims to create a comic story which problematizes the human condition in the contemporary world The image theories discussed here start from the idea of Flusser's climbing of abstraction, which conceives the contemporaneity and near future as the field of technical images produced by devices which reverse the vectors of meaning between reality and image Complementing the discussion we have the theory of the spectacle by Guy Debord and the Jean Baudrillard's theory of simulacrum These theories intended to compose a paradigm of contemporaneity so as to establish appropriate reference to the production of the comic From this theoretical framework, we approach the artistic language in order to establish the proper relation between theory and practice Thus, investigating the language of comics in relation to theoretical approaches, as well as describes the process of establishing the comic, titled Américo, identifying and explaining the features of the comic's language, and establishing relations between the comic developed and the theoretical approach | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Comunicação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Américo (Personagem fictício) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagens, ilustrações, etc | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pictures | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc | - |
| Título: dc.title | Visão além da visibilidade : o universo das imagens na contemporaneidade e a instauração da obra em quadrinhos Américo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: