Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Luís Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Dascal, Juliana Bayeux | - |
Autor(es): dc.creator | Marcori, Alexandre Jehan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982058 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Introdução: O modelo da dominância dinâmica tem se apresentado consistente para explicação de assimetrias interlaterais de desempenho, atribuindo tais diferenças à mecanismos neurais distintos de controle, especializados em cada hemisfério cerebral Porém, o modelo ainda não contemplou análises em diferentes faixas etárias e em tarefas podais Objetivo: analisar assimetrias de controle em uma tarefa de apontamento manual em diferentes faixas etárias (experimento 1) e em uma tarefa de apontamento podal (experimento 2) Métodos: No experimento 1, foi realizada análise em diferentes faixas etárias (4 até 55 anos) para verificar o processo de desenvolvimento das assimetrias manuais; e no experimento 2, analisamos assimetrias podais em adultos, de forma isolada e integrada entre as pernas Ambos experimentos contaram com análise cinemática de um marcador, rastreado no espaço durante o apontamento, para cálculo das variáveis de interesse Resultados: O experimento 1 identificou que as assimetrias neurais relacionadas ao controle diferencial das mãos são mais evidentes após os 9-11 anos de idade, sugerindo que o uso desigual dos hemisférios gera mudanças neuroplásticas levando à formação destas assimetrias O experimento 2 verificou que as assimetrias de desempenho são significativas quando o uso integrado/coordenado das pernas é exigido, também sugerindo que a prática ao longo da vida é responsável por tal fenômeno Conclusão: Ambos os estudos fornecem suporte para o modelo da dominância dinâmica e agregam informações desenvolvimentistas sugeridas para explicar as assimetrias neurais de controle e a especialização hemisférica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Introduction: The dynamic dominance model has consistently explained interlateral asymmetries of performance, assigning these differences to distinct neural control mechanisms, specialized in each brain hemisphere However, there are still gaps in the model that need to be fulfilled, regarding analysis in different ages and tasks performed with the lower limbs Goals: Analyze control asymmetries during a pointing task performed with the upper limbs in different ages (experiment 1) and performed with the lower limbs by younger adults (experiment 2) Methods: In experiment 1, we analyzed the developmental process of the manual asymmetries in different ages (4 up to 55 years old); and in experiment 2 pedal asymmetries were investigated in an isolated and integrated/coordinated manner Both experiments had cinematic analysis of a marker, tracked in space during the pointing task, to compute the motor control variables of interest Results: Experiment 1 verified the neural asymmetries related to differential control of the hands are most evident after 9-11 years old, suggesting the asymmetric use of the hemisphere might induce neuroplastic changes associated with hemispheric specialization Experiment 2 identified the asymmetries are significant when the lower limbs need to act in a coordinated fashion, also suggesting that practice across lifespan might underlie the asymmetries formation Conclusion: Both studies provide support for the dynamic dominance model, suggesting a developmental approach associated with the neural asymmetries related to hemispheric specialization | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lateralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dominância cerebral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laterality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cerebral dominance | - |
Título: dc.title | Lateralidade em tarefas de apontamento manual e podal | - |
Título: dc.title | Laterality in manual and pedal pointing tasks. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: