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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Honorato, Tony | - |
Autor(es): dc.contributor | Nery, Ana Clara Bortoleto | - |
Autor(es): dc.contributor | Schelbauer, Analete Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Sandra Regina Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martin, Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Sacchelli, Gabriela da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982057 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese de doutorado se insere na linha de pesquisa “Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação” e no projeto de pesquisa “Ação municipal e educação no Brasil: processo de escolarização em Londrina-PR (1949-1992)” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objeto de estudo as ações municipais para a escolarização rural em Londrina-PR, na perspectiva da categoria historiográfica, município pedagógico. Londrina, nesse início de século XXI, é uma das referências de município brasileiro; emancipou-se como ente político administrativo em 1934 e foi se estruturando na segunda metade do século XX na interdependência com o modo de produção agrícola, cultura cafeeira. Considerando aquele contexto, a tese assumiu como problema de pesquisa: quais foram as ações municipais em prol da escolarização rural em Londrina-PR, entre 1949 e 1992? O recorte temporal justificou-se na criação do Depas - Departamento de Educação e Assistência Social e, em 1992, quando se criou a Secretaria Municipal de Educação - SME num contexto que estavam em curso ações voltadas à nucleação e cessação das atividades nas escolas rurais isoladas em Londrina. Para responder às questões, o referencial elencado perpassou o campo da história da educação, com ênfase para a história do município pedagógico e das instituições educativas rurais nos municípios. O referencial contou com as contribuições de Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e colaboradores. As fontes históricas empregam inúmeros documentos produzidos no contexto do Depas à SME, como livros ata, decretos, projetos, relatórios, registros de classe, fotografias, CI’s, reformas políticas, mapas, estatísticas, ofícios. Com a pesquisa buscou-se a análise de como ocorriam as ações municipais para a promoção de educação e assistência social rural em Londrina-PR. Dos resultados da pesquisa foi possível verificar os movimentos políticos-administrativas no município para a escolarização da população rural. A força do território local para a construção de um ideário de educação rural é evidenciada nas ações municipais para a efetivação da escolarização dos locais que aprendiam para se desenvolver, trabalhar e prosperar. Para isso foram construídas 181 escolas rurais, em diferentes locais do território fornecendo o acesso à escolarização para grande parte da população das comunidades rurais. Como desfecho o município de Londrina teve relativa autonomia para o desenvolvimento de ações como a criação, reforma, regulamentação e fechamento de escolas. Os seus agentes avaliaram o trabalho pedagógico com padrões inspirados em macro e microssistemas, capacitaram professores e ainda criaram formas de seleção e contratação docente. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral thesis is part of the line of research “Philosophical, Historical, Political and Cultural Perspectives on Education” and the research project “Municipal action and education in Brazil: schooling process in Londrina-PR (1949-1992)” of Postgraduate Program in Education at the State University of Londrina. The object of study was municipal actions for rural schooling in Londrina-PR, from the perspective of the historiographical category, pedagogical municipality. Londrina, at the beginning of the 21st century, is one of the references of a Brazilian municipality; It was emancipated as an administrative political entity in 1934 and was structured in the second half of the 20th century in interdependence with the agricultural production method, coffee culture. Considering that context, the thesis assumed as a research problem: what were the municipal actions in favor of rural schooling in Londrina-PR, between 1949 and 1992? The time frame was justified in the creation of Depas - Department of Education and Social Assistance and, in 1992, when the Municipal Department of Education - SME was created in a context where actions were underway aimed at the nucleation and cessation of activities in isolated rural schools in London. To answer the questions, the reference listed covered the field of the history of education, with an emphasis on the history of the pedagogical municipality and rural educational institutions in the municipalities. The framework included contributions from Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto and collaborators. The historical sources employ numerous documents produced in the context of Depas to the SME, such as minute books, decrees, projects, reports, class records, photographs, ICs, political reforms, maps, statistics, letters. The research sought to analyze how municipal actions took place to promote education and rural social assistance in Londrina-PR. From the research results, it was possible to verify the political-administrative movements in the municipality for the education of the rural population. The strength of the local territory for the construction of an idea of rural education is evidenced in municipal actions to carry out schooling in places that learned to develop, work and prosper. To this end, 181 rural schools were built in different locations across the territory, providing access to schooling for a large part of the population of rural communities. As a result, the municipality of Londrina had relative autonomy to develop actions such as the creation, reform, regulation and closure of schools. Its agents evaluated pedagogical work with standards inspired by macro and microsystems, trained teachers and even created forms of teacher selection and hiring. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Município pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações municipais na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina-PR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política e educação - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura política - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | População rural - Londrina - Pr | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical municipality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Municipal actions in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina-PR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politics and education - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political culture - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural population - Londrina (PR) | - |
Título: dc.title | Ações municipais na escolarização rural em Londrina (1949-1992) | - |
Título: dc.title | Municipal actions in rural schooling in Londrina (1949-1992) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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