Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Carolina Amaral de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Manoel Dourado | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Elton Vinicius Telles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:12:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:12:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982039 | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, no decorrer da ditadura civil-militar (1964 - 1985), a censura às mais diversas expressões artísticas foi uma prática recorrente que transparecia um claro instrumento de controle social. No campo do cinema, dezenas de produções nacionais - e estrangeiras - foram alvos dos censores. Perseguidos pelo Estado e impedidos de exercerem a liberdade artística por meio do audiovisual, muitos cineastas deram continuidade à sua carreira cinematográfica no exterior. Amparado nas considerações da historiadora Denise Rollemberg, este trabalho propõe traçar as experiências heterogêneas no exílio de quatro diretores brasileiros (Carlos Diegues, Silvio Tendler, Murilo Salles e Helena Solberg), bem como abordar a temática política retratada em seus filmes realizados em terras estrangeiras, que revelam estimável valor histórico e para a memória audiovisual. Para sustentar a argumentação, o trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da análise fílmica do título “A nova mulher” (1974), de Helena Solberg, cuja produção ocorreu nos Estados Unidos. | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, during the civil-military dictatorship (1964 - 1985), the censorship applied to a diverse artistic expressions was a recurring practice that appeared to be a clear instrument of social control. In the field of cinema, dozens of national – and foreign – productions were targeted by censors. Persecuted by the State and prevented from exercising artistic freedom through audiovisual media, many filmmakers continued their film careers abroad. Based on the considerations of historian Denise Rollemberg, this work proposes to trace the heterogeneous experiences in exile of four Brazilian directors (Carlos Diegues, Silvio Tendler, Murilo Salles and Helena Solberg), as well as to approach the political theme portrayed in their films made in foreign lands, which reveal an estimable historical value, also for audiovisual memory. To support the argument, the work uses bibliographic research and film analysis of the title “The Emerging Woman” (1974), by Helena Solberg, whose production took place in the United States. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Civil-militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exílio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil-military Dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exile | - |
Título: dc.title | Recortes históricos da produção audiovisual por cineastas brasileiros no exílio | - |
Título: dc.title | Historical pieces in audiovisual productions by Brazilian filmakers in exile | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: