Recortes históricos da produção audiovisual por cineastas brasileiros no exílio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuzalaf, Márcia Neme-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Carolina Amaral de-
Autor(es): dc.contributorBastos, Manoel Dourado-
Autor(es): dc.creatorLopes, Elton Vinicius Telles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982039-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, no decorrer da ditadura civil-militar (1964 - 1985), a censura às mais diversas expressões artísticas foi uma prática recorrente que transparecia um claro instrumento de controle social. No campo do cinema, dezenas de produções nacionais - e estrangeiras - foram alvos dos censores. Perseguidos pelo Estado e impedidos de exercerem a liberdade artística por meio do audiovisual, muitos cineastas deram continuidade à sua carreira cinematográfica no exterior. Amparado nas considerações da historiadora Denise Rollemberg, este trabalho propõe traçar as experiências heterogêneas no exílio de quatro diretores brasileiros (Carlos Diegues, Silvio Tendler, Murilo Salles e Helena Solberg), bem como abordar a temática política retratada em seus filmes realizados em terras estrangeiras, que revelam estimável valor histórico e para a memória audiovisual. Para sustentar a argumentação, o trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da análise fílmica do título “A nova mulher” (1974), de Helena Solberg, cuja produção ocorreu nos Estados Unidos.-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, during the civil-military dictatorship (1964 - 1985), the censorship applied to a diverse artistic expressions was a recurring practice that appeared to be a clear instrument of social control. In the field of cinema, dozens of national – and foreign – productions were targeted by censors. Persecuted by the State and prevented from exercising artistic freedom through audiovisual media, many filmmakers continued their film careers abroad. Based on the considerations of historian Denise Rollemberg, this work proposes to trace the heterogeneous experiences in exile of four Brazilian directors (Carlos Diegues, Silvio Tendler, Murilo Salles and Helena Solberg), as well as to approach the political theme portrayed in their films made in foreign lands, which reveal an estimable historical value, also for audiovisual memory. To support the argument, the work uses bibliographic research and film analysis of the title “The Emerging Woman” (1974), by Helena Solberg, whose production took place in the United States.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Comunicação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectCensura-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil-militar-
Palavras-chave: dc.subjectExílio-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCensorship-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCivil-military Dictatorship-
Palavras-chave: dc.subjectExile-
Título: dc.titleRecortes históricos da produção audiovisual por cineastas brasileiros no exílio-
Título: dc.titleHistorical pieces in audiovisual productions by Brazilian filmakers in exile-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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