Dificuldades semióticas na construção de gráficos cartesianos em cinemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorNardi, Roberto-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de-
Autor(es): dc.creatorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:11:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:11:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12544-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981978-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo propõe um referencial analítico para a investigação do desempenho de estudantes na produção manual de gráficos cartesianos a partir de tabelas, combinando a perspectiva dos registros de representação semiótica de Raymond Duval e os níveis de processamento da informação gráfica de Postigo e Pozo (2) Com base no referencial analítico, um estudo de caso foi realizado, considerando para tal fim as produções escritas e entrevistas complementares de estudantes de licenciatura e bacharelado em Física de uma universidade estadual pública do norte do estado do Paraná Para a análise, as etapas de produção do gráfico cartesiano foram divididas em três grupos de ações e associadas às atividades cognitivas semióticas respectivas a cada uma delas Os resultados permitiram classificar o domínio semiótico da representação gráfica dos estudantes com um grau de refinamento analítico superior aos propostos pelos últimos autores-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The study proposes an analytical framework for investigating the performance of students at the manual production of Cartesian graps from tables, combining the perspective of semiotic representation´s registers, of Raymond Duval, and levels of information processing graphical, of Postigo and Pozo Based on the analytical framework, a case study was conducted, considering for this purpose, the writing and complementary interviews of Physics’ undergraduate students from a public state university in the northern state of Parana For the analysis, the production steps of Cartesian graph were divided into three groups of actions and associated with the respective cognitive semiotic activities The results allowed us to classify the semiotic field of the graphical representation of students with a degree of analytical refinement larger than those proposed by last authors-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica e física-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics and physics-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleDificuldades semióticas na construção de gráficos cartesianos em cinemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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