Blow-Up : o cinema expandido de Antonioni

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, André Azevedo da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorDemétrio, Silvio Ricardo-
Autor(es): dc.contributorOliveira Junior, Luiz Carlos Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorSalvadori, Theo Tanus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:11:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:11:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981977-
Descrição: dc.descriptionResumo: Blow-Up - Depois daquele beijo, de 1966, é o filme mais aclamado de Michelangelo Antonioni A atmosfera de mistério, indeterminação e inconclusão que caracterizam essa obra é motivo de diversos estudos, resenhas, ensaios e críticas O objetivo desta pesquisa é investigar essa obra de Antonioni pela perspectiva do cinema expandido de Gene Youngblood (197) – conceito de se fazer cinema que se afasta dos padrões estabelecidos de dramaticidade, enredo, linearidade, concatenação e gênero, abrindo ao filme mais sentidos relacionados à experiência sinestésica e à participação criadora do espectador Para isso, empregamos o método da pesquisa bibliográfica, da análise documental dos escritos e entrevistas do cineasta, além de análise fílmica Concluímos que, ao exigir do espectador a percepção dos elementos da estética do cinema sinestésico, no cinema expandido de Antonioni a experiência pessoal é prioritária no ato de assistir ao filme Por conseguinte, o espectador é posto dentro do filme como um participante criador junto ao cineasta-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Blow-Up, from 1966, is Michelangelo Antonioni's most acclaimed film The atmosphere of mystery, indeterminacy and inconclusion that characterize this work is the subject of several studies, reviews, essays and criticisms The objective of this research is to investigate this work by Antonioni from the perspective of expanded cinema by Gene Youngblood (197) - concept of making cinema that deviates from the established patterns of drama, plot, linearity, concatenation and genre, opening up more senses to the film related to the synesthetic experience and the creative participation of the viewer For this, we use the method of bibliographic research, documentary analysis of the writings and interviews of the filmmaker, in addition to film analysis We conclude that, by requiring the viewer to perceive the elements of the aesthetic of synesthetic cinema, in Antonioni's expanded cinema, personal experience is a priority in the act of watching the film Consequently, the viewer is placed within the film as a creative participant with the filmmaker-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationComunicação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema expandido-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectExpanded cinema-
Título: dc.titleBlow-Up : o cinema expandido de Antonioni-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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