
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
| Autor(es): dc.contributor | Inarejos Filho, Osvaldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Mariany Layne de | - |
| Autor(es): dc.creator | Muanaoba, António Pinto Azevedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:11:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:11:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981946 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this research was to understand reasons for choosing the form of completion of the Degree Course in Mathematics Teaching at UniLicungo in Mozambique, and what makes students take the Scientific Dissertation to the detriment of the Completion Exam and vice versa. The qualitative research was developed through structured interviews with two groups of participants (eighteen undergraduates and five graduates), who were available to take part in the study. From the interview with these two groups of participants, it was clear that the choices of the type of course culmination are combined with the lack of knowledge of the standards by some students, financial reasons, lack of incentives on the part of teachers, and above all for emotional reasons. These participants are divided into two wings, that is, those who chose to complete the course with a Scientific Dissertation, claiming the dream of being a researcher, in addition to the enrichment of knowledge in research matters, guarantee of a minimum grade, taste for research, participation in scientific days during the course; search for scientific knowledge, desire to work at a university, enroll in postgraduate studies, contribute and innovate in the area of Mathematics, experiences gathered from graduates, solve problems in the sector for which they are training and value the opportunities (advantages) that this one offers. And those who chose to complete the course through a Completion Exam justified their choice due to the difficulties in continuing to pay fees, ease in designing the Completion Exam and time management. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Monografia Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exame de Conclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Licungo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Atividades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific Dissertation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Completion Exam | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Degree in Mathematics Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licungo University | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Students - Activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Research | - |
| Título: dc.title | A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha | - |
| Título: dc.title | The Scientific Monograph of the Degree in Mathematics Teaching at UniLicungo-Mozambique: reasons for choosing it | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: