
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fiorentini, Dario | - |
| Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
| Autor(es): dc.creator | Caldeira, Janaina Soler | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:11:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:11:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981929 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: No presente estudo, investigamos uma das ações do projeto de extensão universitária “Educação Matemática de Professores de Matemática”, desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) Essa ação foi constituída por reuniões semanais na universidade, com a participação de seis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEL, um professor recém-formado, professores formadores da UEL e a autora do presente trabalho Optamos pela abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, na busca de responder à pergunta de investigação “Como uma ação de formação, no contexto do projeto de extensão universitária ‘Educação Matemática de Professores de Matemática’, colabora para aprendizagem de futuros professores de matemática?” Para isso, buscamos descrever e analisar o processo de constituição e de desenvolvimento de uma Comunidade de Prática (WENGER, 1998) de formação de professores na ação do projeto, e analisar os processos de negociação de significados ocorridos no desenvolvimento de tarefas específicas sobre o pensamento algébrico O envolvimento com o grupo investigado caracterizou um tipo de pesquisa que, segundo Krainer (23), combina intervenção e pesquisa, e pode ser chamada de pesquisa intervenção Desse modo, além de desempenharmos o papel de pesquisadoras, também atuamos como formadoras, na busca de promover o desenvolvimento dos participantes A análise global descreveu elementos caracterizadores do repertório compartilhado e dos empreendimentos articulados que sustentaram o domínio e a prática da comunidade A análise local possibilitou definir algumas formas de participação dos membros e descrever “como” alguns termos, alguns conceitos ou algumas expressões sobre o pensamento algébrico foram abordados nas negociações de significados e revelaram mudanças na identidade dos participantes em se formarem professores de Matemática Concluímos que a formação de Comunidades de Prática em contextos de formação inicial pode colaborar com a aprendizagem de futuros professores, uma vez que possibilita a negociação de significados na prática, e a constituição da identidade em formar-se professor de matemática | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present study investigates an action within the academic extension project "Mathematics Education for Mathematic Teachers," developed at Universidade Estadual de Londrina (UEL) This action consisted of week meetings at the university, with the participation of six Mathematics students graduated at UEL, a recently graduate teacher, professors at UEL and myself, as the researcher We chose a qualitative approach of interpretative nature, seeking for answering the following proposition: "How can a training action contribute to the learning of future math teachers, in the context of the project 'Mathematics Education of Teachers of Mathematics'?" For this purpose, the present study describes and analyzes the formation and the developing process of a Community of Practice (WENGER, 1998) for teacher’s education within an action of the project, and also analyzes the processes of negotiation of meaning, occurred during the development of specific tasks related to algebraic thinking The involvement with the investigated group described features of a kind of research that, according to Krainer (23), combines action and research, and can be called action research Thus, besides playing the role of researchers, we also acted as trainers, in order to promote the development of the participants The global analysis described typical elements of the shared repertoire and the articulated enterprises that supported the domain and the practice of the community The local analysis contributed to setting some forms of participation of the members, as well as describing "how" certain terms, concepts or expressions concerning algebraic thinking have been addressed in negotiations of meanings, revealing changes in the participants’ identity as becoming mathematics teachers The conclusion of the research reveals that the constitution of Communities of Practice in training contexts may contribute to the learning formation of future Mathematics teachers, once it allows the negotiation of meanings in practice, and the identity foundation as becoming a Mathematics teacher | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação de professores de matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: