
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zarpelão, Bruno Bogaz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Manhas Junior, Elieser Botelho | - |
| Autor(es): dc.contributor | Miani, Rodrigo Sanches | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Rafael Thiago da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:11:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:11:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14777 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981912 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A Governança de Tecnologia da Informação (GTI) visa, por meio dos processos internos, alinhar a Tecnologia da Informação (TI) com os objetivos estratégicos das organizações Para obter melhores resultados nestes processos, diversos modelos foram publicados com o intuito de padronizá-los No entanto, estes trabalhos são apenas diretrizes, apontam o que deve ser feito, mas não como devem ser feitos Este trabalho propõe uma abordagem para o processo de tomada de decisão colaborativa para a solução de problemas complexos relacionados à governança de TI, mais especificamente a o processo de desenvolvimento de software Nesta abordagem utiliza-se o Analytic Hierarchy Process (AHP) para estruturar o problema, recolher as opiniões dos decisores e realizar a síntese dos resultados Também é utilizado o método Delphi para buscar o consenso entre os colaboradores e o modelo Gaia LA para gerenciar as lições aprendidas geradas durante o processo de tomada de decisão A abordagem mostrou-se útil após ser validada por meio de um estudo de caso e avaliada pela aplicação de um questionário Como pontos positivos pode-se destacar: (i) a facilidade para exposição das opiniões, (ii) a capacidade de melhoria na decisão por meio de iterações, (iii) a liberdade na exposição das opiniões por intermédio do anonimato e (iv) a geração de documentos com lições aprendidas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Information Technology Governance (ITG) aims at aligning information technology (IT) with the strategic goals of the organization To find best results in these processes, several guides and models have been published aiming their standardization However, these are just guidelines, they do not show how the proper work should be conducted Based on this premise, this work proposes an approach to the decision-making process using the Analytic Hierarchy Process (AHP) methodology for the collaborative solution of complex problems related to software development process In this approach, we used the AHP to structure the problem, collect the preferences of decision-makers and accomplish the synthesis of results We also used the Delphi Method to achieve a consensus among the collaborators, and the Gaia LA model to manage the lessons learned during the decision process The approach was validated by means of a case study and evaluated by the application of a questionnaire, showing promising results Some positive points can be highlighted, as: (i) the easiness in preferences’ display, (ii) the ability to improve the decision through the iteraction, (iii) freedom in presenting the opinions through anonymity and (iv) generating documents with lessons learned | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório por critério múltiplo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decision making with multiple objectives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decision-making - Software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Título: dc.title | GAIA decisões : uma abordagem para o processo de tomada de decisão de forma colaborativa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: