A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreire, Flávio [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBuzalaf, Márcia Neme-
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira-
Autor(es): dc.creatorNagy, João Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:11:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:11:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981854-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This present qualitative research reports the experience in the classroom of the use of radioteatro on Portuguese language classe's, for public school students, of the eighth's year in elementary school It has as its objective the appropriation by the students of the genre in question and the gain of oral, reading and writing abilities The theoretical framework is based on Bakhtin's theory, being supported by legal documents and Radiojournalism authors The data were collected in the classroom, during the oral and written activities application, which culminated in the elaboration and presentation of a radioteatro chapter The final considerations seek to demonstrate the need for greater emphasis on oral activities in the classroom, and how radioteatro can serve in the construction of identity and language improvement of students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRadioteatro-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectRadio plays-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Título: dc.titleA experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.