Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Vitaliano, Célia Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Caiado, Kátia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Sandra Regina Casari de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:11:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:11:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13322 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981782 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade mapear e analisar os índices de matrícula dos alunos com deficiência que residem no campo no estado do Paraná Para tanto, analisamos os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), no período de 27 a 21 Conhecer a configuração da educação especial no campo a partir dos dados oficiais se justifica pois deles resultam as políticas diretivas para esta população Os microdados foram extraídos e tabulados por meio do software SPSS e agregados segundo: modalidade de ensino (regular, especial e EJA); localidade de residência do aluno e da escola e tipo de deficiência, visual, auditiva, física e intelectual Os resultados apontam que a interface educação especial na educação no campo tem elementos marcadamente de esquecimento, preconceito e indiferença que caracterizam essas duas modalidades da educação brasileira ao longo do seu surgimento histórico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to map and analyze the enrollment rates of students with disabilitiesresiding in the field in the state of Parana To this end, we analyzed the microdata from the Census of Basic Education provided by the National Institute for Research andTeixeira (INEP) in the period 27 to 21 Knowing the configuration of special education in the field from the official data is justified because their policies resulting policies for this population The micro data were extracted and tabulated by SPSS software and aggregated according to: type of education (regular, special and adult education), location of residence of the student and the school and type of disability, visual, auditory, physical and intellectual The results indicate that the interface in education in special education field has markedly elements of forgetfulness, prejudice and indifference that characterize these two types of Brazilian education throughout its historical emergence | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Título: dc.title | Educação especial e a escolarização de pessoas com deficiência que residem no campo : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: