
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gallo, Alex Eduardo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Padilha, Maria da Graça Saldanha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bakos, Daniela Di Giorgi Schneider | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Ariadne Cristina Suzuki de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:11:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:11:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15763 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981763 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais cruéis de violência, sendo que os números denunciados refletem uma parcela muito inferior ao número real de casos O comportamento de abusar sexualmente de crianças e adolescentes é um tema complexo que deixa marcas profundas na vida da vítima, que podem ser carregadas por toda sua vida A presente Dissertação foi dividida em dois artigos que tinham como objetivo discutir a possibilidade de análise do fenômeno a partir dos pressupostos da Análise do Comportamento, as possíveis contribuições desta perspectiva, bem como levantar as possíveis variáveis envolvidas no comportamento de abusar sexualmente de crianças e adolescentes, seu desenvolvimento e manutenção No primeiro artigo foi realizada uma discussão sobre o comportamento de abusar sexualmente de crianças e adolescentes, dentro dos pressupostos da Análise do Comportamento; já no segundo artigo foi realizada uma entrevista semiestruturada, com indivíduos que estão presos e foram condenados por terem violado o artigo 217A do Código Penal A discussão propiciou identificar o comportamento em questão, dentro da teoria da Análise do Comportamento, que apresenta ferramentas válidas para o entendimento do fenômeno As entrevistas apresentaram variáveis em comum na vida desses indivíduos, como infância negligenciada, presença de violência na infância, o que não possibilita o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais Esses dados vão ao encontro da literatura pesquisada sobre o assunto, no entanto, esse problema ainda carece de mais pesquisas para o desenvolvimento de projetos de intervenção e prevenção, principalmente em âmbito nacional | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Child and adolescent sexual abuse is one of the cruelest forms of violence and the number of reported cases reflects a small number of real cases Sexual abusing is a complex behavior that profound marks the life of victims, perhaps for lifespan This master thesis is divided into two papers aiming at discussing the phenomenon by behavior analysis approach, its contribution and surveying possible variables related to sexually abusing children and adolescents, its development and maintenance The first paper presents a discussion of sexually abusing children and adolescents by behavior analysis approach and the second paper presents semi-structured interview with condemned abusers based on 217A criminal code article Discussion identified the abusing behavior inside the behavior analysis approach that have valid tools for understanding the phenomenon Interview presented common variables during the life of abusers as neglected childhood, violence, what disturbed the development of prosocial behaviors These data confirm specialized literature; however, we need more studies of this problem for development of intervention and prevention programs, mainly nationwide | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crime sexual contra as crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crime sexual contra adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexual abuse of children | - |
| Título: dc.title | Levantamento das possíveis variáveis envolvidas no comportamento de abusar sexualmente de crianças e adolescentes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: