Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Adenilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:11:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:11:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981738 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemático | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to report an investigation undertaken through an activity, possible to be carried out in the classroom, elaborated from the History of Mathematics combined with the Problem Solving methodology The applied methodology was bibliographic A study of Galileo Galilei's Treaty of Simple Machines was carried out, with a focus on the construction and use of simple machines, in particular, the “screw” To implement the activity, a problem situation was created, following the steps proposed by Onuchic (212), whose background was to develop the application of the “screw”, associated with the teaching of reasons, proportions and similarities of triangles The results showed that bringing the History of Mathematics to the classroom is a very promising path, as it makes it possible to show students that there is a connection between what is learned at school and the challenges faced by men throughout life, even though most teachers still stick to historical facts or just to the mathematical content of the sequence contained in most textbooks The students' curiosity was aroused, who were motivated to learn, through a new and challenging experience, which gave them the freedom to effectively build their own mathematical knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Máquinas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas, exercícios, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machinery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: