O que a crítica da economia política da comunicação tem a dizer ao TSE : disparo massivo de mensagens e notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Manoel Dourado-
Autor(es): dc.contributorBuzalaf, Márcia Neme-
Autor(es): dc.contributorZanardi, Reinaldo César-
Autor(es): dc.creatorPanho, Isabella Alonso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18220-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981698-
Descrição: dc.descriptionAs eleições de 2018 foram um processo eleitoral ímpar, marcado pela disseminação de notícias falsas e pelo disparo massivo de mensagens. Um esquema de compra dessa ferramenta foi relevado pela Folha de S. Paulo, mas o TSE decidiu não investigar o caso naquele ano. Por meio de uma triagem de todos os casos envolvendo a palavra-chave “WhatsApp”, foram isoladas três Ações de Investigação Judicial Eleitoral, nas quais o TSE entendeu que estaria mero exercício da liberdade de expressão. Esta dissertação se debruça sobre essa circunstância e busca analisá-la de acordo com as teorias da Crítica da Economia Política da Comunicação e do método da derivação das formas sociais. O método de pesquisa foi bibliográfico e os principais autores que embasam a pesquisa são César Bolaño, Camilo Onoda Caldas, Alysson Leandro Mascaro, Dallas Smythe, Silvia Viana, José Eduardo Faria e a própria jornalista Patricia Campos Mello. O objetivo da pesquisa é demonstrar que o que aconteceu em 2018 encontra explicações mais apuradas na seara da comunicação, por se tratar de comércio de mercadoria audiência, particularidade dos produtos da Indústria Cultural.-
Descrição: dc.descriptionThe 2018 elections were a unique electoral process, targed by the spread of false news and the massive shoot of messages. A scheme to buy this tool was revealed by Folha de S. Paulo, but the Superior Electoral Court (SEC) decided not to investigate the case that year. Through a screening of all cases involving the keyword “WhatsApp”, three Electoral Judicial Investigation Actions were isolated, in which the SEC understood that there would happen a mere exercise of freedom of expression. This dissertation focuses on this circumstance and seeks to analyze it according to the theories of the Critique of the Political Economy of Communication and the method of derivation of social forms. The research method was bibliographic and the main authors that support the research are César Bolaño, Camilo Onoda Caldas, Alysson Leandro Mascaro, Dallas Smythe, Silvia Viana, José Eduardo Faria and the journalist Patricia Campos Mello. The objective of the research is to demonstrate that what happened in 2018 finds more accurate explanations in the field of communication, as it is a trade in audience merchandise, a particularity of Cultural Industry products.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Comunicação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEleições 2018-
Palavras-chave: dc.subjectNotícias falsas-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia política da comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectElections 2018-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical economy of communication-
Palavras-chave: dc.subjectJournalism-
Palavras-chave: dc.subjectCultural industry-
Título: dc.titleO que a crítica da economia política da comunicação tem a dizer ao TSE : disparo massivo de mensagens e notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018-
Título: dc.titleWhats does the critique of the political economy of communication has to say to the Superior Electoral Court : mass shooting of messages and fake news in the 2018 presidential elections-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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