
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santana, Andréia da Cunha Malheiros | - |
| Autor(es): dc.contributor | Simon, Luiz Carlos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sônia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santana, Andreia da Cunha Malheiros [Coorientadora] | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981695 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitor | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this work was to investigate, with 8th grade students from a state school in the city of Apucarana, Paraná, how the Textual Genre Song contributes to the formation of a proficient and critical reader through reading, comprehension and interpretation activities of the various languages present in this genre The intervention project developed featured activities that explored linguistic resources, linguistic variety, as well as the lyrics, melody, rhythm and context of production To develop this research, we opted for the qualitative methodological path of the data, in the area of action research, according to Thiollent (211), guided by activities of a Didactic Sequence, contributed by Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) and Costa-Hübes (29) As a theoretical contribution to the reflection on reading in the classroom and the textual genre of song Writings by Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes and Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) were used As for the semiotics of the song, some were also read, such as Tatit (1997, 1998, 1999, 21, 28), Tatit and Lopes (28) and Dietrich (28) From this framework, we built an analysis of some songs by Adoniran Barbosa As a conclusion, it was possible to affirm that the textual genre song can contribute to the development of the reader | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Letras | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Readers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textual genres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Songs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Variation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
| Título: dc.title | As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: