Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maria de Fátima da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Tânia Maria F. Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | Fortuna, Claudia Regina Alves Prado | - |
Autor(es): dc.creator | Camata, Estela de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981675 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master's thesis aims to discuss about Continued Teacher Training in the Education Development Program (PDE), its participation, its work, its commitment, its posture during the process We bring to the debate authors that lead us to reflect on the teaching and learning process and the making of knowledge in Elementary and High School in the Public Education System in the State of Parana, Brazil, proposing as the center of discussion, readings, authors that reflect on, defend, and prove the possibility of making the "meaningful learning" as a learning tool in the teaching of History, making the theoretical discipline into practice to the students' live2 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: