Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Maria de Fátima da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tânia Maria F. Braga-
Autor(es): dc.contributorFortuna, Claudia Regina Alves Prado-
Autor(es): dc.creatorCamata, Estela de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981675-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This master's thesis aims to discuss about Continued Teacher Training in the Education Development Program (PDE), its participation, its work, its commitment, its posture during the process We bring to the debate authors that lead us to reflect on the teaching and learning process and the making of knowledge in Elementary and High School in the Public Education System in the State of Parana, Brazil, proposing as the center of discussion, readings, authors that reflect on, defend, and prove the possibility of making the "meaningful learning" as a learning tool in the teaching of History, making the theoretical discipline into practice to the students' live2-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Título: dc.titleVozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.