Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marta Dantas da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorEsteves, Antônio Roberto-
Autor(es): dc.contributorAdolfo, Sérgio Paulo-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, José Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11915-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981664-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole e criticados pela Real Academia Española, não abandonaram os mestres do passado Esta Dissertação objetiva, também, mostrar que o Modernismo Hispano-americano não foi obra apenas de um autor, de um poeta No entanto, a crítica é unânime em afirmar que o poeta nicaragüense Rubén Darío foi o porta-voz da nova estética, pois levou à Espanha um novo fazer poético, constituindo um verdadeiro “retorno das caravelas” Conclui que a ampliação do comércio hispano-americano com a Europa, e o consequente contato dos seus jovens poetas com outras literaturas, principalmente a Francesa, foram responsáveis pelo surgimento do modernismo hispano-americano que operou as transformações que o Romantismo não tinha realizado, daí ter sido o Modernismo o verdadeiro Romantismo hispano-americano-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Curso de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation aims to analyze why the Spanish Modernism was born in Hispanic America, the difficulties it had to overcome a model of clichés, repetitive themes and consumed images, as well as the influences that their poets received from the Romantics, Parnassian and Symbolism; and, even breaking those clichés coming from the metropolis and criticized by the “Real Academia Española”, they didn’t abandon the masters of the past It also shows that the Hispano-American modernism was not work of just an author, a single poet However, the critic is unanimous in affirming that the Nicaraguan poet Rubén Dario was the spokesman of the new aesthetics, because it took to Spain a new way to write poetry, constituting a true “return of the caravels” The enlargement of the Hispano-American trade with Europe, and the consequent contact of their youth poets with other literatures, mainly the French one, were responsible for the appearance of the Hispano-American modernism that operated the transformations that the Romanticism had not accomplished, which leads to conclude than it was the Modernism the true Hispano-American Romanticism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura hispano-americana-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectDario, Ruben - 1867-1916-
Palavras-chave: dc.subjectCriticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectHispanic-American literature - History and criticism-
Palavras-chave: dc.subjectModernism (Literature)-
Título: dc.titleModernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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