Autoestudo de inglês no ensino médio : protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Samantha Gonçalves Mancini-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Cláudia Cristina-
Autor(es): dc.contributorFurtoso, Viviane Aparecida Bagio-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Michelli de Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981662-
Descrição: dc.descriptionNa etapa escolar do Ensino Médio, muitos estudantes enfrentam situações que os fazem deixar de frequentar a escola, como é o caso de adolescentes grávidas, e alunos afastados temporariamente para tratamento de saúde. Percebe-se uma lacuna na oferta de materiais que auxiliem esses alunos a prosseguirem com os estudos quando distanciados da escola. Neste cenário, este estudo relata a elaboração de um protótipo de ensino em formato de Trilha de aprendizagem para autoestudo de conteúdos da segunda série da língua inglesa no Ensino Médio, como uma possibilidade para a inclusão para estes alunos. O artigo se constrói apresentando como foram combinados os elementos essenciais na composição do material desenvolvido: a aprendizagem a distância (JUSTE, 1988) as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), aspectos de multimodalidade (WARSCHAUER, 2006), os princípios da Andragogia, ou Aprendizagem Autodirecionada (PEREIRA, 2017) a Taxonomia de Bloom (BLOOM, 1977) e as Trilhas de Aprendizagem (PARANÁ, 2021a). O trabalho desenvolvido tem como objetivo maior descrever o processo de elaboração e produção deste material, referenciando o suporte teórico que é dado, de modo que se efetive seu propósito: estimular o estudo autônomo de língua inglesa dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, para que, na ausência física do professor, venham a realizar um estudo independente e se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado.-
Descrição: dc.descriptionIn the school stage of High School, many students face situations that make them stop attending school, as is the case of pregnant teenagers, and students temporarily away for health treatment. There is a gap in the supply of materials that help these students to continue with their studies when they are away from school. In this scenario, this study reports the elaboration of a teaching prototype in the Learning Path format for self-study of contents of the second grade of the English language in High School, as a possibility for inclusion for these students. The article is built by presenting how the essential elements were combined in the composition of the material developed: distance learning (JUSTE, 1988), digital information and communication technologies (TDICs), aspects of multimodality (WARSCHAUER, 2006), the principles of Andragogy, or Self-Directed Learning (PEREIRA, 2017) Bloom's Taxonomy (BLOOM, 1977) and Learning Paths (PARANÁ, 2021a). The work developed has as main objective to describe the process of elaboration and production of this material, referencing the theoretical support that is given, so that its purpose is effective: to stimulate the autonomous study of the English language of the students of the second year of High School, to that, in the physical absence of the teacher, they will carry out an independent study and become protagonists of their own learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAutoaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProtótipo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem à distância-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAutodidatismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia do aprendiz-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching prototype-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-Culture-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectLearner autonomy-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Título: dc.titleAutoestudo de inglês no ensino médio : protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.