Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Largo, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sérgio de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ângela Meneghello | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Diego Fogaça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14646 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981610 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar uma intervenção realizada no âmbito do PIBID e compreender seu reflexo nas relações estabelecidas por um dos bolsistas com o saber, o aprender e o ensinar matemática Os dados foram coletados a partir de: registros de observações no caderno de campo, entrevistas semiestruturadas e transcrição de reuniões e aulas Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos, foram utilizados: o instrumento para análise da relação docente em sala de aula, a Matriz 3x3, e a Análise Textual Discursiva Decorrente de um período de observações das aulas, foi possível compreender que o supervisor deteve em suas mãos toda a gestão da sala de aula enquanto os bolsistas do PIBID ocuparam a posição de seus auxiliares Por meio da pesquisa, procurou-se intervir no PIBID investigado e possibilitar que os bolsistas conduzissem algumas aulas tendo o supervisor como orientador de modo que eles participassem ativamente do processo de aprendizagem da docência Optou-se por valer, durante toda a intervenção, de suposições e simulações relativas à relação do aluno com o conteúdo matemático Nesse sentido, a ação do pesquisador referia-se a fomentar a reflexão a respeito da aprendizagem dos alunos durante os momentos de planejamento e de orientação compartilhada Limitando-se à análise de uma bolsista, interpretou-se que o planejamento das aulas se configurou como um ambiente de aprendizagem da docência em fase inicial, pois percebeu-se um alinhamento entre os discursos da bolsista e do pesquisador As orientações compartilhadas também se configuraram em ambientes com essas características, pois o pesquisador, junto ao supervisor, refletiu sobre a atuação da bolsista, apresentando suas considerações por meio de e-mails Pela maneira como as unidades de análise foram dispostas nas matrizes associadas às aulas que a bolsista conduziu, observa-se adequações às sugestões presentes nos e-mails por meio da maneira como a gestão da sala de aula foi realizada Em suma, pode-se compreender que o ambiente formativo promovido pela intervenção propiciou modificações na relação com o saber, tomando a aprendizagem do aluno como referência e, consequentemente, ampliou as potencialidades formativas em relação à docência em matemática | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this research, qualitative study aimed to characterize an intervention carried out under the PIBID and understand its reflection in the relations established by one of the service teacher to knowledge, the learning and the mathematics teaching Data were collected from observations records in the field notebook, semi-structured interviews and transcripts of meetings and classes For the development of analytical procedures were used: the instrument for analysis of teacher's relationship with the classroom, the Matrix 3x3, and Textual Analysis Discourse Due to a period of observation of classes, it was possible to understand that the supervisor stopped in his hands the entire classroom management while PIBID service teacher occupied the position of his assistants Through research, we sought to intervene in the investigative PIBID and enable that the services teachers would lead some lessons with the supervisor as a mentor so that they actively participate in the teaching learning process We chose to rely, throughout the intervention, assumptions and simulations about the relation between student and mathematical content In this sense, the action of the researcher was referring to encourage reflection on the students' learning during times of planning and shared orientation Limited to the analysis of a service teacher, we interpreted that the planning of lessons is configured as a environment of teacher learning at an early step, because it realized an alignment between the discourse of service teacher and researcher The guidelines were also shared in some environments with these characteristics because the researcher, with the supervisor, reflected about the service teacher performance by guiding them through emails The way that the units of analysis were arranged in arrays associated with the classes that the service teacher gave, there were adjustments to these suggestions in emails through the way the management of the classroom was held Therefore, it can understand that the training environment promoted by the intervention led to changes in relation to knowledge, taking student learning as a reference and thus expanded the training potential in relation to teaching mathematics | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research grants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa : caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: