Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981605 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho busca compreender, durante o processo de implantação de ensino remoto no Estado do Paraná no ano de 22 – em virtude da pandemia de Covid19 – como as avaliações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação demonstravam concepções acerca dos objetivos do ensino de História Dessa maneira, valendo-se de uma metodologia inspirada na Análise de Conteúdo, procurou-se entender qual é o sentido do aprendizado histórico demonstrado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no exato momento em que ela passou a centralizar o processo de produção e distribuição de avaliações aos estudantes da rede estadual Ao realizar tal ação, pode-se inferir que prejuízos e defasagens foram gerados no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História de discentes do ensino público no Paraná Ao centralizar as atividades avaliativas, e com isso determinar o que é e o que não é relevante para o aprendizado histórico, por meio de testes de múltipla escolha, a SEED/PR acabou indo de encontro às expectativas de aprendizagem expressas nos documentos oficiais | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper seeks to understand, during the process of implementation of remote teaching in the state of Paraná in 22 - due to the Covid19 pandemic - how the evaluations sent by the State Department of Education demonstrated conceptions about the objectives of history teaching Thus, using a methodology inspired by content analysis, it was sought to understand what is the meaning of historical learning demonstrated by the Paraná State Secretariat of Education, at the very moment when it came to centralize the production process and distribution of evaluations to state students When performing such action, it can be inferred that damage and lags were generated in the process of teaching and learning the discipline of history of students of public education in Paraná By centralizing evaluative activities, and thus determining what it is and what is not relevant to historical learning, through multiple choice tests, SEED/PR ended up meeting the learning expectations expressed in the official documents | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formulários | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning - COVID-19 Pandemic, 2020 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forms | - |
Título: dc.title | O ensino de história em tempos de pandemia : uma análise dos formulários avaliativos propostos pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná no ano de 2020 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: