
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Elvira Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Eliana Merlin Deganutti de | - |
| Autor(es): dc.creator | Favoni, Isis Ferreira da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9268 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981597 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: É consenso entre teóricos e pesquisadores o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa pautado no trabalho com práticas de linguagem, associadas às práticas sociais, é que promove o letramento do aluno Com base no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 26a), em sua vertente voltada ao ensino de línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), essa pesquisa foi desenvolvida Assim, com o objetivo de elaborar e de implementar o dispositivo didático Sequência didática (SD) com o gênero Carta pessoal, procurou-se contribuir com o letramento de uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo Dessa implementação, concluiu-se que: (1) a proposta do Grupo de Genebra de trabalho pedagógico com gêneros textuais, a partir da construção de um Modelo didático e, consequentemente, da elaboração de uma Sequência didática, permite ao professor ter, de fato, a dimensão daquilo que é ensinável do gênero, tendo em vista o/a ano/série dos alunos; (2) o ensino de língua portuguesa pautado em práticas de linguagens e em práticas sociais contribui para um maior interesse dos alunos, para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e a promoção do seu letramento; (3) a Pesquisa-ação, na educação, permite que o professor/pesquisador confronte os dados, compare-os e avalie-os de modo que possa refletir criticamente sobre sua prática e modificando sua metodologia sempre que necessária | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: There is consensus among theorists and researchers about the fact that the teaching and learning process based on work with language practices, is that it promotes student literacy Thus, based in the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 23, 26, 26a), in its aspect focused on language teaching (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), that this research was developed With the general objective of developing and implementing the didactic device - didatic sequence (ds) with the gender Personal letter, in order to contribute to the literacy of a class of a public elementary school in the state of São Paulo From this implementation, it was concluded that: (1) the Geneva Group's proposal for pedagogical work with textual genres, from the construction of a Didactic Model and, consequently, from the elaboration of a Didactic sequence, allows the teacher to have, in fact, the dimension of what is teachable from the genre, in view of the year/grade of the students; (2) the Portuguese language teaching based on language practices and social practices promotes a greater interest of students, contributes to the development of their language skills and the promotion of their literacy; (3) Action Research in education allows the teacher/researcher to confront the data, compare and evaluate them so that you can reflect critically on their practice, modifying its methodology whenever necessary in order to achieve the skills and competences established by the official documents | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Letras | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letters | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Carta pessoal : instrumento para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de língua portuguesa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: