Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muraro, Darcísio Natal [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Weber, José Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marta Regina Furlan de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ronie Péterson Leite da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981591 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente Dissertação tem por objetivo apresentar a narrativa como um tipo de experiência que mereça o qualificativo significativa Para tanto buscou-se (e ainda busca-se) apoio em referenciais teóricos da filosofia contemporânea: um filósofo alemão, outro filósofo norte-americano O pensador alemão Walter Benjamin, pertencente à escola de Frankfurt, forneceu a esta pesquisa inúmeras contribuições, em especial, o ensaio Der Erzähler de 1936, bem como as Teses sobre o conceito História de 194 As contribuições do pensador norte-americano, pragmatista, John Dewey aqui se deram com publicações como Democracy and education de 1916 e Reconstruction in philosophy de 1948 Os conceitos perscrutados e analisados foram os que – segundo nossa primeira visada – permitiam traçar paralelos sejam por similitude, sejam por contraste entre o pensamento de ambos Destarte, a partir do uso que se pode observar dos termos narrativa, experiência, história, educação traçou-se possíveis itinerários para pôr em evidência como as noções de experiência para cada autor permitem criar conexões entre estes pensadores ligados um à teoria crítica e outro ao pragmatismo Pois que a caráter de se creditar à noção de experiência um valor tal que fundamenta para Benjamin o modus vivendi de uma época que não é a do tempo presente, a idade moderna, e para Dewey funda toda uma filosofia da educação baseada numa proposta inovadora para o método filosófico tradicional, a saber, numa filosofia da experiência A hipótese, talvez, ingênua é apontar para a possibilidade de se encontrar vestígios e/ou indícios da narrativa artesanal que já nos idos de 1936 estava em ‘vias de extinção’, como afirmara Walter Benjamin, na prática docente de alguns professores do Ensino Médio brasileiro, no tão suado, áspero e árido ‘chão da escola’ Isto por que sem mobilizar os conhecimentos de experiências pretéritas dos educandos não se faz possível que estes problematizem o tempo presente e a partir desta problematização possam, via reflexão, reestabelecer o equilíbrio entre lembrar e esquecer, dando vazão ao crescimento que é característico da cultura e da vida | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Arte, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to present the narrative as a type of experience that deserves the significant qualification For this, support was sought in theoretical references of contemporary philosophy: a German philosopher, another American philosopher The German thinker, Walter Benjamin of the Frankfurt School, provided numerous contributions in this research, in particular, the Der Erzähler essay of 1936 as well as the Theses on the concept of History of 194 The contributions of the American pragmatist John Dewey they came across such publications as Democracy and Education of 1916 and Reconstruction in philosophy of 1948 The concepts examined and analyzed were those that - according to our first view - allowed parallels to be drawn by similitude, whether by the contrast between their thinking Consequently, from the use that can be observed of the terms narrative, experience, history, education, possible itineraries were traced to highlight how the notions of experience for each author allow creating connections between these thinkers linked one to critical theory and another to the pragmatism For the character of crediting to the notion of experience such a value as to establish for Benjamin the modus vivendi of a time that is not of the present time, the modern age, and for Dewey founded an entire philosophy of education based on an innovative proposal for the traditional philosophical method, namely, in a philosophy of experience Perhaps the naive hypothesis is to point to the possibility of finding traces and / or indications of the artisanal narrative that, in the wake of 1936, was on the ‘verge of extinction’, as Walter Benjamin had stated, in the teaching practice of some high school brazilian teachers, on the so sweaty, rough and arid 'school floor' This is because without mobilizing the knowledge of the past students' experiences it is not possible for them to problematize the present time and from this problematization they can, through reflection, reestablish the balance between remembering and forgetting, giving flow to the growth that is characteristic of culture and of life | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa (Retórica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significação (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narration (Rhetoric) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaning (Philosophy) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Truth | - |
Título: dc.title | A narrativa como experiência significativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: