Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alcará, Adriana Rosecler [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tomaél, Maria Inês | - |
Autor(es): dc.contributor | Coneglian, André Luís Onório | - |
Autor(es): dc.creator | Conde, César Augusto Galvão Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13684 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981590 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na Era da Pós-verdade, em que a informação com carga emotiva influencia mais que os fatos, é nas mídias sociais que a desinformação encontra ambiente propício para disseminação A partir desse problema, o objetivo da pesquisa é analisar as práticas do compartilhamento e a seleção das fontes de informação de um grupo de usuários do Facebook constituído por bibliotecários Mais especificamente, analisar a prática do compartilhamento da informação de bibliotecários membros do grupo “Bibliotecários do Brasil” no Facebook, no tocante aos critérios de avaliação da qualidade que adotam para evitar o compartilhamento de informações equivocadas A escolha do Facebook como plataforma virtual deu-se por ser atualmente a mídia social mais popular no Brasil Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualiquantitativa, cuja análise dos dados baseou-se na técnica de análise de conteúdo Inicialmente, foi feita uma coleta de dados por meio da técnica de observação, com roteiro pré-definido, para levantar características do grupo, tais como as fontes de informação selecionadas para o compartilhamento e a frequência quanto à participação dos usuários Em um segundo momento, 12 participantes do grupo selecionado responderam um questionário em escala Likert elaborado para indicar as fontes consultadas e os critérios utilizados para o compartilhamento da informação Além disso, o questionário teve em sua composição questões abertas para levantar a percepção dos participantes quanto à qualidade da informação que compartilham e a importância atribuída a essa prática Os principais resultados indicaram uso moderado a alto de critérios de avaliação das fontes de informação, entretanto aquém da expectativa para a categoria de profissionais estudada Entre os critérios de qualidade mais utilizados estão a avaliação da compatibilidade entre título e conteúdo da notícia, a verificação da data e procedência antes do compartilhamento Os dados permitem concluir que os bibliotecários consultados quase integralmente estão cientes sobre a problemática da desinformação e entendem a existência de implicações sociais graves em consequência da prática do compartilhamento indiscriminado nas mídias socais, ainda que muitos tenham sinalizado insuficiente uso de critérios de qualidade que atenuariam seu efeito negativo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the Post-Truth Era, where information with an emotional charge influences more than facts, it is in social media that disinformation finds an environment conducive to dissemination From this problem, the objective of the research is to analyze the practices of sharing and the selection of sources of information of a group of users of Facebook constituted by librarians More specifically, to analyze the practice of sharing the information of librarians who are members of the "Librarians of Brazil" group on Facebook, regarding the quality evaluation criteria they adopt to avoid sharing fake news The choice of Facebook as a virtual platform was because it is the most popular social media in Brazil This is an exploratory descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, whose data analysis was based on the technique of content analysis Initially, a data collection was done through the observation technique, with a predefined route, to raise characteristics of the group, such as the information sources selected for sharing and the frequency of user participation In a second moment, 12 participants of the selected group answered a questionnaire in Likert scale elaborated to indicate the sources consulted and the criteria used for the information sharing In addition, the questionnaire had in its composition open questions to raise participants' perceptions regarding the quality of the information they share and the importance attributed to this practice The main results indicated a moderate to high use of criteria for evaluating the information sources, but below the expectation for the category of professionals studied Among the most used quality criteria are the evaluation of compatibility between title and content of the news, verification of date and origin before sharing The data allow us to conclude that almost all consulted librarians are aware of the problem of disinformation and understand the existence of serious social implications as a result of the practice of indiscriminate sharing in social media, although many have indicated insufficient use of quality criteria that would attenuate its negative effect | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information sharing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Título: dc.title | Desinformação : qualidade da informação compartilhada em mídias sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: