Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mateus, Elaine Fernandes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Liberali, Fernanda Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção | - |
Autor(es): dc.contributor | Furtoso, Viviane Aparecida Bagio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Nilceia Bueno de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9673 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981583 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, criticamente, as ações rotineiras no espaço-tempo da hora-atividade dos professores de línguas, numa escola pública do norte do Paraná, Brasil Esses professores lecionam Português como língua materna, e Inglês como língua aditional Esta pesquisa do tipo intervencionista (ENGËSTROM, 27) consiste de coleta de dados, descrição e análise de ações rotineiras no espaço-tempo mencionado, a fim de, no campo da pesquisa-ação, explorar possibilidades para os professores mudarem e promoverem a sua aprendizagem expansiva Os dados foram coletados com o auxílio de diferentes meios: um questionário respondido por professores de línguas do universo investigado (215); algumas fotografias etnográfico-descritivas tiradas durante dois meses (216); e gravação em áudio do discurso dos professores, realizada durante os encontros na hora-atividade (217) As bases teóricas que dão suporte à investigação são: o Laboratório de Mudança (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 215), o referencial teórico-metodológico da Teoria da Atividade (ENGESTRON, 1999a, 27) e a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 21) No campo teórico-metodológico, os resultados apontam para o potencial de oficinas de intervenção como uma prática para a transformação coletiva de problemas sociais situados | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this work is to analyze critically the routine actions in the space-time of the of language teachers’ study hour in a public school in the north of Paraná, Brazil These teachers teach Portuguese as a mother tongue, and English as an additional language This interventionist type research (ENGËSTROM, 27) consists of data collection, description, and analyzis of the routine actions in the space-time mentioned, in order to, in the field of action-research, explore possibilities for teachers to change and promote their expansive learning Data were collected with the aid of different means: a questionnaire answered by language teachers of the investigated universe (215); some ethnographic-descriptive photographs taken for two months (216); and the audio recording of the teachers’ dialogues during the study hour meetings (217) The theoretical basis that support the investigation are: the Laboratory of Change (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 215), the theoretical and methodological framework of Activity Theory (ENGESTRON, 1999a, 27), and Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 21) In the theoretical-methodological field, the oucomes point to the potential of intervention workshops as a practice for collective transformation of situated social problems | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hora-atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study hour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | A hora-atividade de professores/as de línguas em uma escola pública e as possíveis transformações por meio do laboratório de mudança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: