A hora-atividade de professores/as de línguas em uma escola pública e as possíveis transformações por meio do laboratório de mudança

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMateus, Elaine Fernandes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLiberali, Fernanda Coelho-
Autor(es): dc.contributorOrtenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano-
Autor(es): dc.contributorTonelli, Juliana Reichert Assunção-
Autor(es): dc.contributorFurtoso, Viviane Aparecida Bagio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Nilceia Bueno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981583-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho é analisar, criticamente, as ações rotineiras no espaço-tempo da hora-atividade dos professores de línguas, numa escola pública do norte do Paraná, Brasil Esses professores lecionam Português como língua materna, e Inglês como língua aditional Esta pesquisa do tipo intervencionista (ENGËSTROM, 27) consiste de coleta de dados, descrição e análise de ações rotineiras no espaço-tempo mencionado, a fim de, no campo da pesquisa-ação, explorar possibilidades para os professores mudarem e promoverem a sua aprendizagem expansiva Os dados foram coletados com o auxílio de diferentes meios: um questionário respondido por professores de línguas do universo investigado (215); algumas fotografias etnográfico-descritivas tiradas durante dois meses (216); e gravação em áudio do discurso dos professores, realizada durante os encontros na hora-atividade (217) As bases teóricas que dão suporte à investigação são: o Laboratório de Mudança (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 215), o referencial teórico-metodológico da Teoria da Atividade (ENGESTRON, 1999a, 27) e a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 21) No campo teórico-metodológico, os resultados apontam para o potencial de oficinas de intervenção como uma prática para a transformação coletiva de problemas sociais situados-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this work is to analyze critically the routine actions in the space-time of the of language teachers’ study hour in a public school in the north of Paraná, Brazil These teachers teach Portuguese as a mother tongue, and English as an additional language This interventionist type research (ENGËSTROM, 27) consists of data collection, description, and analyzis of the routine actions in the space-time mentioned, in order to, in the field of action-research, explore possibilities for teachers to change and promote their expansive learning Data were collected with the aid of different means: a questionnaire answered by language teachers of the investigated universe (215); some ethnographic-descriptive photographs taken for two months (216); and the audio recording of the teachers’ dialogues during the study hour meetings (217) The theoretical basis that support the investigation are: the Laboratory of Change (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 215), the theoretical and methodological framework of Activity Theory (ENGESTRON, 1999a, 27), and Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 21) In the theoretical-methodological field, the oucomes point to the potential of intervention workshops as a practice for collective transformation of situated social problems-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectHora-atividade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage teachers-
Palavras-chave: dc.subjectStudy hour-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleA hora-atividade de professores/as de línguas em uma escola pública e as possíveis transformações por meio do laboratório de mudança-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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