Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Estanislau, Célio Roberto [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Maria Laura Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Kienen, Nádia | - |
Autor(es): dc.creator | Cheffer, Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981572 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As emoções têm papel importante no cotidiano das pessoas, estão envolvidas na vida social e afetiva, no trabalho etc Uma definição usual é que as emoções estariam ligadas a mudanças de estados corpóreos Métodos padronizados são utilizados em pesquisas de comportamento emocional, a apresentação de cenários emocionais é um desses procedimentos Um cenário emocional pode ser a manipulação física de um ambiente com estímulos que possivelmente eliciem emoções Pode-se também utilizar descrições verbais desses cenários A utilização dessas ‘frases emocionais’ é um método que se mostra eficaz, de baixo custo e eticamente viável Contudo, por questões culturais e idiomáticas, as frases precisam ser adaptadas para a amostra na qual serão aplicadas O presente estudo teve como objetivo traduzir e adaptar frases em língua inglesa de um estudo norte-americano(Rosenberg e Ekman, Motivation and Emotion,1995 19:111) e verificar se as mesmas frases seriam apropriadas ao estudo de emoções em uma população brasileira de língua portuguesa A pesquisa foi composta de dois estudos em que se buscou testar a adequação de sete frases emocionais: no Estudo I verificou-se como participantes relacionariam frases emocionais e expressões faciais emocionais; no Estudo II verificou-se como participantes relacionariam frases e palavras utilizadas para nomear emoções O Estudo I, foi encontro resultado semelhante ao estudo estrangeiro quanto às frases correspondentes às seguintes emoções: Alegria, Tristeza, Nojo, Raiva e Desprezo As frases de medo e surpresa tiveram baixos escores na emoção pesquisada Já no Estudo II os resultados foram semelhantes ao do estudo estrangeiro quanto a todas as frases Conclui-se que as frases das emoções Alegria, Tristeza, Nojo, Raiva e Desprezo estão adequadas para utilização na população brasileira enquanto as de Medo e Surpresa necessitam reavaliação dos procedimentos utilizados para validação e/ou de reformulações | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Emotions play an important role in person’s life, workplace activies etc A common definition is the emotions are linked to charges in bodily states Standardized methods are used in research on emotional behavior; the presentation of emotional scenarios is one of those procedures An emotional scenario can be manipulation of physical environment by presenting stimuli that can possibly elicit emotions Verbal descriptions of these scenarios cab also be used The use these “emotional phrases” is a method which has proven to be an efficient, low cost and ethically feasible alternative However due to cultural and language issues, the sentences need to be adapted to sample in which they will be applied This study was aimed at translating and adapting phrases originally written in English and testing if theses phrases would be appropriate for the investigation of emotions in a Brazil Portuguese- speaking population This research consisted of two studies designed to test the suitability of seven emotional phrases: In Study I, the way the participants would match emotional phrases to emotional facial expression images was evaluated; in Study II, the way the participants would match the phrases to words used to name emotions was investigated Results from Study I indicated that the phrases for Happiness, Sadness, Disgust , Anger and Contempt strongly corresponded to their English language counterpart; on the other hand, phrases for fear and surprise had low score for the intededenotion In Study II, all sentences had high choices rates We conclude that the emotional phrases for Happiness, Sadness, Disgust, Anger and Contempt are suitable for studying the Brazilian population Fear and Surprise phrases, nevertheless, require reassessment of the procedures used for their validation and/or should be reformulated | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão facial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras e expressões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facial expression | - |
Palavras-chave: dc.subject | University students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terms and phrases - Psychological aspects | - |
Título: dc.title | Validação de frases que descrevem cenários emocionais : um estudo com universitários brasileiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: