O espaço geográfico representado em filmes de animação: contribuições para o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Eloiza Cristiane-
Autor(es): dc.contributorFrancischett, Mafalda Nesi-
Autor(es): dc.contributorNabarro, Sergio Aparecido-
Autor(es): dc.creatorOliveira, André Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981560-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, o debate acerca de metodologias e linguagens capazes de atualizar o ensino de Geografia ganhou relevância devido à necessidade de ensinar de forma lúdica e mais próxima ao estudante. Dentre os inúmeros recursos tecnológicos e audiovisuais disponíveis, o cinema se apresenta como um dos instrumentos com grande potencial, tendo em vista sua capacidade de reter a atenção dos estudantes e possuir enredos compatíveis com o estudo pertinentes à Geografia e outras áreas do conhecimento. Partindo desses pressupostos, a problemática da pesquisa se constrói: é possível dinamizar as aulas de Geografia e assim torná-las interessantes e prazerosas para os estudantes por meio do uso da linguagem cinematográfica, mais especificamente de longas-metragens de animação? O objetivo da pesquisa é analisar o potencial didático dos filmes comerciais de animação no que se refere à compreensão do principal objeto de estudo da Geografia, o espaço geográfico e desenvolver propostas de caráter interdisciplinar capazes de auxiliar professores a utilizarem a linguagem fílmica em suas aulas. As atividades e análises se deram a partir do projeto “Animaestudos, a magia do cinema nos conecta”, desenvolvido no Colégio Marista de Londrina, com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental no ano de 2019. Nesse sentido, a pesquisa possui abordagem qualitativa, que permite uma visão ampla do fenômeno que está sendo estudado. No intuito de compreender possíveis abordagens entre filmes de animação e ensino de Geografia foi realizado um levantamento bibliográfico e uma curadoria, que definiu quais títulos seriam analisados. A partir disso, professores de outras áreas do conhecimento foram convidados a contribuir com a elaboração e aplicação das atividades propostas. Posteriormente, selecionamos dois títulos trabalhados junto aos estudantes para analisar a eficácia do projeto e verificar os resultados alcançados.-
Descrição: dc.descriptionRecently, due to the requirement to educate in a more engaging and accessible manner to students, the discussion of effective approaches and languages capable of updating the geography teaching process has recently gained relevance. The cinema offers immense potential among the many technological and multimedia tools accessible, considering its capacity to hold students' attention and complement the subject matter of Geography and other related fields of study. These presumptions form the foundation of the study question, which is: Can we add dynamism to geography lessons and make them more engaging for students by using the cinematic language, particularly through animated films? In this study, the didactic value of commercial animated films for geography classrooms is examined, with a focus on understanding the geographic space, which is the primary subject of study for geography. The project "Animaestudos, a magia do cinema nos conecta" was conducted out at Marista College of Londrina in 2019, with the concluding Elementary School series. The study's qualitative methodology allows for a thorough grasp of the topic being investigated. As a result, educators from many subject areas were asked to help to the development and implementation of the suggested activities. To evaluate the success of the project and gauge the results, two titles were ultimately chosen and worked on with students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Geografia-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes de Animação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCategorias de Análise da Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectAnimation-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectGeography teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCategories of Geography Analysis-
Título: dc.titleO espaço geográfico representado em filmes de animação: contribuições para o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.