Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Goya, Alcides | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, João Paulo Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Martin, George Francisco Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello | - |
Autor(es): dc.creator | Bergold, Arthur William de Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981554 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Fala-se muito (mal) de avaliação Mas é um assunto pouco estudado, com raras descrições fenomenológicas Propôs-se um instrumento para análise textual discursiva das falas dos docentes a respeito da avaliação A partir dos dados coletados para a calibração do instrumento foi possível determinar a necessidade de estender a análise para três contextos diferentes: didático, institucional e da capacitação em avaliação As 27 categorias propostas descrevem o discurso dos docentes participantes da pesquisa, possibilitando a análise de relações com o saber sob a abordagem epistêmica, pessoal e social entre o professor, os saberes, os estudantes, a noosfera e o capacitador em avaliação, entre outras As narrativas originais e as reconstruídas após a análise apresentam fenômenos já esperados, mas permitem destacar alguns detalhes e relações que expandem e aprofundam a compreensão das ações, tensões e contradições envolvidas no processo de avaliação escolar Faz-se uma comparação entre os resultados obtidos e os saberes propostos por pesquisadores da área de avaliação Os resultados propiciam material para reflexão e revisão das estratégias utilizadas e dos conteúdos abordados na formação em avaliação O instrumento mostrou-se adequado para investigar todo o espectro observado de falas relacionadas à avaliação, abrindo possibilidades de futuras investigações na área | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: People talk too much about assessment, often bad But it is a poorly studied theme, lacking phenomenological descriptions We propose an instrument to textual discursive analysis of teacher's speech about assessment By means of collected data to calibrate the instrument of analysis, we realized the necessity of extending the analysis to three different contexts: didactic, institutional and assessment literacy The 27 proposed categories describe the speech of the teachers that attended the data collecting meetings So, it is possible to analyse the knowledge relationships between teacher, knowledge, students, noosphere and assessment teacher under epistemic, personal and social views Original and after analysis reconstructed narratives present expected phenomena, but they permit highlighting some details and relationships that expand and deepen the understanding of actions, tensions and contradictions related to assessment process Results are compared to knowledge proposed by other authors Results provide issue to reflexion and promote reviewing the strategies used and content taught in assessment training Proposed instrument is adequate to investigate all the observed spectrum of speech related to assessment, opening the way to future investigations in this area | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Um instrumento para análise qualitativa do discurso dos docentes a respeito da avaliação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: