O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Alessandra Pessôa da-
Autor(es): dc.contributorAlves, Michele de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBorgato, Keyla Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981544-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study describes a didactic sequence, analyzing, by criteria of Didactic Engineering, like the use of geometric representation of rectangle areas contribute to the understanding of the mathematical object notable products and polynomial factorization In the early chapters we present our aims, motivations and theoretical references Later, we propose the didactic sequence that was applied to 8th grade students from the junior hight school in a public school in São Paulo state We proceed with a review of the performed application The confrontation made between the previous and the after analysis showed that the development of the didactic sequence enabled the students to advance and understand, from a known mathematical concept – rectangle area, a new mathematical concept - notable products and polynomial factorization-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectPolinômios-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectPolynomials-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleO ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometria-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.