As interações orais em aulas de língua portuguesa : dos PCNs à prática em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGregório, Regina Maria [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria do Carmo de O. Turchiari-
Autor(es): dc.contributorGalembeck, Paulo de Tarso-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rita de Cássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:10:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:10:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12410-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981509-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação investiga as interações orais que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa após o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Para isso, utilizamos a pesquisa qualitativa, por meio da qual observamos e gravamos um córpus de vinte aulas em duas turmas de quinta série do ensino fundamental: dez em uma turma de escola pública estadual e outras dez em uma escola particular Além disso, analisamos também os planejamentos anuais das duas turmas e os confrontamos com as orientações dos PCNs acerca do trabalho com oralidade em sala de aula Através desse estudo procuramos verificar se e como ocorrem as interações orais em sala de aula de língua materna e em que medida essas interações contribuem para o desenvolvimento das habilidades discursivas orais dos alunos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation analyzes oral interactions that occur in Portuguese classes after appearance of Curricular Parameters in Brazil (PCNs) To this, we applied the qualiattive research, etnographic, observed and recorded a corpus composed by twenty classes: ten with a 5ª grade students in a public Elementary School and with a 5ª grade students in a private Elementary School Moreover, we analyse the annual plannings of Portuguese language teaching and compare them with the Curricular Parameters in Brazil's orientations about teaching of orality in classroom Through of this work we search to check if and how occur oral interactions in classes of Portuguese, and how these interactions contribute to oral discoursive competence development of the students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectParâmetros curriculares nacionais (PCNs)-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleAs interações orais em aulas de língua portuguesa : dos PCNs à prática em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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