Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Christiane Gioppo Marques da | - |
Autor(es): dc.contributor | Zancanaro, Lourenço | - |
Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas, Lucken Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14315 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981459 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese apresenta uma investigação qualitativa (com análise de dados qualiquantitativa) acerca da presença e da influência de sistemas axiológicos no processo de formação inicial de professores de biologia, na perspectiva de estudantes e de formadores Após uma síntese histórico-epistemológica do conhecimento axiológico e de um estudo referente às relações desse campo da filosofia com o domínio educativo a partir da literatura que trata dos saberes docentes, tornou-se possível o desenvolvimento de um instrumento analítico-axiológico que resultou na sistematização de uma nova axiologia, denominada “Axiologia Relacional Pedagógica”, prefigurada sintaticamente em um sistema valorativo Esta conciliação teórica é apresentada como uma alternativa para um dos problemas atuais da axiologia: a detecção metodológica dos juizos de valor Foram realizadas entrevistas com discentes e docentes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná (Brasil) que, após transcritas, foram analisadas a partir de uma triangulação metodológica balizada nos aportes da Matriz (3x3) de Arruda, Lima e Passos (211), dos Focos da Aprendizagem Docente de Arruda, Passos e Fregolente (212) e do próprio instrumento analítico-axiológico desenvolvido nesta tese Após terem sido construídos sistemas valorativos dos participantes (formadores e licenciandos), um sistema valorativo geral sincronizou as valorações/desvalorações detectadas entre esses grupos, apresentando os valores/desvalores relacionais compartilhados por eles, no âmbito da formação inicial Os resultados mostraram que: a) há uma relação intrínseca dos valores com a formação inicial de professores de biologia; b) os valores funcionam como indicadores da formação docente; c) os sistemas axiológicos dos formadores podem alterar as relações dos estudantes com o saber; d) o instrumento analítico-axiológico possibilitou detectar e evidenciar as valorações e as desvalorações presentes tacitamente nas falas transcritas; e) o sistema valorativo sistematizado na tese revela o contingente axiológico de grupos de sujeitos em um contexto determinado, e f) os valores têm implicância direta no repertório de saberes dos docentes e discentes | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This doctoral dissertation presents a qualitative investigation (through a qualitative and quantitative data analysis) about the axiological evidence and influence in the initial formation of biology teachers from the perspective of students and tutors The dissertation initially presents a review of the epistemological history of axiological knowledge and a study of the relations in this philosophy field on educational grounds, which was collected from literature associated with teachers’ knowledge The above mentioned allowed the development of an analytical-axiological instrument which resulted in the systematization of a new axiology called “Pedagogic Relational Axiology" represented syntactically in a value system This theoretical association is presented as an alternative to one of the current problems of axiology: the methodological identification of value judgement Interviews were carried out with students and faculty members of a undergraduate program in biology education from a State University in Paraná – Brazil The interviews transcripts were then analyzed through a triangulation methodology based on the 3x3 Matrix by Arruda, Lima and Passos (211), the Foci of Teachers’ Learning process by Arruda, Passos and Fregolente (212) and the axiological-analytical instrument developed in this dissertation After value systems of participants (advisor and undergraduates) were created, a general value system aligned the valuation/devaluation identified within these groups, presenting relational valuation/devaluation which were shared by them in the initial formation context The outcomes showed that: a) there is an intrinsic relationship between the values and the initial formation of biology teachers; b) the values serve as indicators of teacher formation; c) the trainers axiological systems can alter the relationship between students and knowledge; d) the analytical - axiological instrument allowed us to detect and highlight the valuations and devaluations tacitly present in the transcribed speech; e) the value system systematized in the dissertation reveals the axiological number of groups of subjects in a given context; and f) values have direct implication in the faculty members’ and students’ knowledge range | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Values | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationships - Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology teachers | - |
Título: dc.title | Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: