Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Simionato, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Lunardelli, Rosane Suely Álvares | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cristina Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:10:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:10:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981450 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os álbuns fotográficos são Recursos Informacionais contemporâneos, uma inovação tecnológica do século XIX, que se acumulam nos centros de informação e demandam um tratamento cuidadoso, ligado a sua gênese documental Por sua vez, a gênese documental se estabelece dentro da arquivologia e mantém relações estreitas com a área da organização e da representação da informação e do conhecimento, estabelecendo diretrizes a serem seguidas no desenvolvimento do tratamento da informação, como a descrição, a classificação, a indexação, o armazenamento e, posteriormente, a recuperação dessa informação A busca da gênese documental pelos álbuns fotográficos, por meio da narrativa, possui o intuito de identificar as informações registradas nesse Recurso Informacional Para tanto, o problema que norteia este trabalho é: quais são os elementos que a gênese documental pode oferecer à identificação de álbuns fotográficos? Tal questionamento possui em seu foco principal a necessidade de se conhecer e identificar as ausências, como também as presenças e os avanços existentes direcionados a esse material dentro da literatura científica disponível Ademais, esta investigação terá suas inferências determinadas pelo método de análise de conteúdo descrito por Bardin, em 1977 Trata-se de uma técnica metodológica aplicada a discursos, ou seja, tem forte conexão com a comunicação em sua amplitude de suporte Como objetivo principal são estudados os pressupostos da gênese documental, direcionados ao álbum fotográfico enquanto Recurso Informacional, com auxílio do texto intitulado “O narrador”, de Walter Benjamin Além disso, esta pesquisa se justifica pela contribuição à produção de conhecimento científico sobre a gênese documental de álbum fotográfico e à identificação dos pressupostos para a existência do álbum fotográfico enquanto um Recurso Informacional | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Photographic albums are contemporary informational resources, a nineteenth-century technological innovation, that accumulate in the information centers and advocate a careful treatment, linked to its documentary genesis The documentary genesis is established within the archivology and maintains close relations with the area of organization and representation of information and knowledge, establishing guidelines to be followed, in the development of information processing such as description, classification, indexing, storage and later retrieval Information The search for the documentary genesis of the photographic albums through the narrative, is intended to identify the information recorded in this informational resource The problem that guides this work is: what are the elements that the documentary genesis can offer to the identification of photographic albums? Such questioning has in its main focus the need to know and identify the absences as well as the presences and existing advances directed to this material within the available scientific literature This research has as main objective to study the presuppositions of the documentary genesis, directed to the photographic album as an informational resource, with the help of the narrator BenjaminTem investigation determined by the method of content analysis described by Bardin, methodological technique applied to speeches, or It has a strong connection with communication in its breadth of support This research is justified by the contribution to the production of scientific knowledge about the documentary genesis of photographic album and identification of the assumptions for the existence of the photographic album as an informational resource We point out that the essence of genesis can be extracted through narrative and we highlight how the two perspectives of diplomacy and the principles of provenience and the original order intertwine and complement each other The elements that support the identification of the documentary genesis of the photographic album, as well as the identifying elements of the photographic album, and the photographic album as an Information Resource, were emphasized, emphasizing the assumptions that define and establish how this resource has in its composition elements Defined as: the subject represented, the photograph, some type of file and the narrative | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênese documental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation of knowledge (Information theory) | - |
Título: dc.title | Gênese documental de álbuns fotográficos escolares : entre avanços e ausências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: