A produção da informação em sites de notícias : um olhar sobre o G1 e a Folha de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Florentina das Neves [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMartins, Rosane Fonseca de Freitas-
Autor(es): dc.contributorCatarino, Maria Elisabete-
Autor(es): dc.creatorGrande, Cristiane Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:09:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:09:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981442-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho pesquisa as webnotícias nos principais sites jornalísticos do país, G1 e Folha de S Paulo, e verifica, a partir das particularidades da web e do jornalismo on-line, como se dá a produção da informação, com ênfase nas narrativas expressas em suas linguagens verbal e visual Com base em referências bibliográficas sobre webjornalismo, webdesign, imagem e entrevistas a jornalistas responsáveis por pauta, reportagens e edição de webnotícias, delineou-se, por meio de um estudo comparativo, o conteúdo da informação nos veículos citados, utilizando para isso a análise do conteúdo como procedimento metodológico, cujo conjunto de técnicas de avaliação das comunicações ‘desoculta’ o objeto de estudo e expõe o que estava retido na mensagem O recorte são os títulos noticiosos, com ênfase nas manchetes, publicados na primeira coluna das homepages do g1globocom e da folhacombr, de agosto de 214, sendo averiguado a presença e a frequência de características como chapéu, linha-fina, imagem, hiperlink e editoria de pertencimento, com a observação de aspectos do webdesign e da comunicação visual, como forma, cor e tipografia Em meio às mutações tecnológicas que invadem a internet, impactadas por webnotícias produzidas por jornalistas, mas concebidas em um espaço de autoria do ciberdesign conectado a um usuário potencialmente ativo, percebe-se que a mesma internet e tecnologia, que se supunha igualar o conteúdo e a comunicação visual, produzem a distinção dos websites-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research studies the web news major news sites in the country, G1 and Folha de S Paulo, and scans from the special characteristics of web and online journalism, as it gives information production Proposes to emphasize the narrative expressed in their verbal and visual languages Based on references on web journalism, web design, image and interviews with journalists responsible for the agenda, reports and editing web news, is delineated by means of a comparative study, the information content in the studied vehicles, so it focuses on the content analysis as a methodological procedure, whose set of assessment techniques 'discover' communications the object of study and exposes what was withheld in the message The cutout are the news headlines, with an emphasis on headlines, published in the first column of the homepage of g1globocom and folhacombr, the month of August 214, being ascertained the presence and frequency of features like hat , thin-line, image, hyperlink and editorship of belonging, with the observation of aspects of webdesign and visual syntax, such as color and typography Amidst the technological changes that invade the internet, impacted by webnotes produced by journalists, but designed in a ciberdesign authoring space connected with a potentially active user, one can see that the same internet and technology that was supposed to match the content and visual communication produces the distinction of websites-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationComunicação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication and technology-
Palavras-chave: dc.subjectOnline journalism-
Título: dc.titleA produção da informação em sites de notícias : um olhar sobre o G1 e a Folha de São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.