Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Morita, Maria Celeste | - |
Autor(es): dc.contributor | Terada, Raquel Sano Suga | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel, Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981427 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The State University of Londrina’s Dentistry School completes 5 years of foundation and goes through the implementation of a new curriculum, based on a Pedagogic Project focused on knowledge integration and logical reasoning and critical development in oral health At this moment, it’s necessary to identify the profile and perceptions of the egresses about the course, contributing to the continued development of this university Thus, the search for these questions, it was observed a shift in the last years regarding to the students school background, with a significant increase of new students who completed secondary education in public schools, mainly due to the implementation of the quota system This dissertation presents two articles, with different aims and methodologies for each study In the first, the purpose was to know the perceptions of students, who graduates before and after the curriculum change, regarding to skills development during the graduation and thus point out flags of that process In the second article, the purpose was to verify the students' performance after the implementation of the quota system in the course It was found that the curriculum changes were pointed out by graduates and students that were benefited by quotas policy demonstrated being able to stay in the course with good academic performance | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Odontologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências da Saúde | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dentistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dentistry students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: