Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAugusto, Antônio José-
Autor(es): dc.contributorArias Neto, José Miguel-
Autor(es): dc.creatorAmbrogi, Lucas Dias Martinez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:09:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:09:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981417-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar dois discursos sobre o nacionalismo musical produzidos nas décadas de 192 e 194 Esses discursos mantiveram diálogos com as concepções de arte e nação brasileira anteriores, forjadas, em boa parte, pelo romantismo brasileiro da segunda metade do século XIX Em meio às discussões sobre o nacionalismo musical no Brasil, surgiram, em contextos distintos, primeiramente com Mário de Andrade durante a década de 192, e, posteriormente, com os membros do grupo Música Viva, por volta dos anos de 194, duas concepções de música nacional específicas as quais, mesmo divergindo em muitos aspectos, se aproximavam em tantos outros e evidenciavam o tenso diálogo travado entre esses grupos bem como as permanências e rupturas presentes em suas falas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The current work aims to analyze two discussions regarding musical nationalism produced between 192 and 194 These discussions maintained dialogues with the concepts of art and earlier Brazilian nation, forged largely by Brazilian romanticism of the second half of the nineteenth century Amid discussions of musical nationalism in Brazil were, in different contexts, firstly Mario de Andrade during the 192s and later on with members of the group Música Viva around 194, two specific concepts of national music that, although diverging in many aspects, resembled in many others and showed the tense dialogue locked between these two groups as well as the continuities and ruptures present in their talks-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo na música-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectRomantismo na música-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectNationalism in music-
Palavras-chave: dc.subjectRomanticism in music-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Título: dc.titleTensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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